domingo 10 2016

10 mandamentos para prolongar a vida

istock_000012168012small
Os russos e os turcos tem uma esperança média de vida de 67 anos. Os nigerianos e somalis, cerca de 47. Os europeus ocidentais cerca de 73 anos. Um grupo internacional de médicos, psicólogos e nutricionistas elaboraram 10 “mandamentos”, com os quais podemos prolongar a nossa vida e fazer dela mais saudável.
Não comer demasiado
Em vez de 2.500 calorias, tome só 1.500. Dessa forma estará dando menos trabalho às células, mas mantendo-as em actividade. As células renovam-se mais rápido, e o organismo torna-se mais resistente a doenças. Tente o equilíbrio: não coma nem muito e nem pouco.
O menu tem de ser compatível com a idade
As rugazinhas aparecem nas mulheres de 35 anos um pouco mais tarde se comerem fígados e mancaras (?). Para pessoas com mais de 40 anos será útil beta-caroteno(?). Depois dos 50 anos o cálcio concentra-se em menos quantidade nos ossos. (…) Para idades superiores a 40 anos é necessário selénio, (…) que permite aliviar o stress. Depois dos 50 anos, é aconselhável comer mais peixe, defendendo assim o coração e vasos sanguíneos.
Tente encontrar um trabalho apropriado
O trabalho ajuda a ficar mais jovem, como dizem os franceses. Quem não trabalha, parece 5 anos mais velho do aquele que trabalha. Algumas profissões ajudam a preservar a nossa juventude. Por exemplo a profissão de maestro, filósofo, pintor e padre.
Arranje um(a) companheiro(a) para a vida
O amor e o carinho são o melhor remédio contra o envelhecimento. Fazendo sexo duas vezes por semana (só!), a pessoa tem a aparência dum jovem de 14 anos. No momento do acto sexual, o organismo produz endorfinas, que são designadas como as hormonas da felicidade. E esta proporciona o fortalecimento do nosso sistema imunitário.
Ter o seu próprio ponto de vista
Uma pessoa consciente tem menos hipóteses de cair em depressão, do que uma pessoa passiva.
Pratique desporto
Mesmo praticando só 8 minutos de desporto por dia prolonga a vida. Durante o movimento liberta-se hormonas de crescimento, processo que termina aos 30 anos de idade.
Dormir num quarto fresco
Quem dorme num quarto de 17 ou 18 graus centígrados de temperatura, tem uma juventude prolongada. A razão é que, a troca de matérias no nosso corpo (?) e manifestação de nossas capacidades depende também da temperatura que nos rodeia.
Exceda-se!
De tempos a tempos exceda-se. Às vezes contrarie qualquer recomendação que se refira a uma vida saudável, coma algo apetecível. Ou se lhe agradou muito um vestido, uma bolsa ou uns sapatos, não é aconselhável nessa hora fazer economia.
Não guarde rancores
Quem é fechado e não se abre com ninguém, (…) é mais vulnerável a doenças, como tumores. De acordo com o resultado de testes internacionais, 64% dos interrogados, sofrem de cancro, por causa desse comportamento. (!)
Faça exercícios mentais.
De vez em quando decifre palavras cruzadas, participe em jogos colectivos que exijam capacidades mentais, estude línguas estrangeiras. Faça contas de cabeça. Forçando a cabeça a trabalhar, tardamos o processo da degradação da capacidade intelectual, ao mesmo tempo que activamos o coração, os sistemas circulatório e nervoso.
O que é preciso mesmo é levar a vida com otimismo e gozar cada dia como se fosse o último! Ou quase…

www.paraviverbem.com.br

Nenhum comentário: