sexta-feira 27 2013

Rio de Janeiro - Copacabana terá trânsito totalmente fechado a partir das 22 horas do dia 31

Réveillon

Objetivo da interdição é facilitar a circulação de pedestres e evitar caos na região, que terá situação normalizada para veículos às 5 horas do dia 1º de janeiro

Pâmela Oliveira, do Rio de Janeiro
Queima de fogos e shows levarão 2,3 milhões ao réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro
Queima de fogos e shows levarão 2,3 milhões ao réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro (Andre Lobo/EFE)
A Prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira o esquema de operação dos órgãos públicos para o réveillon de Copacabana. Os que pretendem participar da concorrida passagem de ano e não estiverem dispostos a caminhar até a orla devem se planejar para chegar cedo. As entradas de Copacabana serão fechadas para veículos particulares, inclusive de moradores, a partir das 18 horas. Às 22 horas, o trânsito no bairro será totalmente bloqueado, o que inclui ônibus e táxis.
O objetivo da interdição, que termina às 5 horas do dia 1º de janeiro – uma hora mais tarde do que no réveillon do ano passado -  é facilitar a circulação de pedestres no bairro e impedir um nó no trânsito.
"O maior desafio do réveillon de Copacabana é a saída das pessoas. A estimativa é que o bairro receba 2,3 milhões de pessoas, que chegam ao longo do dia, mas que saem de forma concentrada, em um período de tempo pequeno em relação ao tempo de chegada. Assim como fizemos no ano passado, queremos evitar que pedestres e veículos disputem o mesmo espaço e que o trânsito pare”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.
De acordo com a prefeitura, o ordenamento do trânsito será realizado por 985 agentes, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, 65 viaturas e 90 motocicletas que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.
Ônibus - Para sair do bairro, entre meia-noite e 5 horas da manhã, será preciso caminhar até um dos três terminais montados nas proximidades da festa: na Enseada de Botafogo, em Ipanema e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os ônibus com destino ao Centro e aos bairros da Zona Norte da cidade estarão embarcando passageiros na Enseada de Botafogo, onde será montado o maior terminal. Já os que têm como destino os bairros da Zona Oeste estarão concentrados na Avenida Vieira Souto, em Ipanema. Os moradores do Grajaú, de São Cristóvão e aqueles que irão para a Central do Brasil deverão embarcar no Corte de Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Outra opção é o metrô, que está vendendo bilhetes com horários marcados para a ida – das 19h às 20h, das 20h às 21h, das 21h às 22h, das 22h às 23h, das 23h às 24h - e para a volta, que podem ser usados entre meia-noite e 5 horas. De acordo com o MetrôRio, mais da metade dos 143 mil cartões (104 mil para ida e volta, 26 mil para ida e 13 mil para a volta) já foram vendidos.
Segurança - De acordo com o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (Copacabana), tenente-coronel Ronal Santana, 1.522 policiais serão responsáveis pelo policiamento de Copacabana desde as primeiras horas do dia 31 até a evacuação do bairro, no dia 1º de janeiro. Cento e cinquenta policiais estarão posicionados em 30 torres e ajudarão a orientar o trabalho dos PMs na orla. Todo o trabalho será supervisionado pelo comandante do batalhão, que estará em um posto avançado na Avenida Princesa Isabel.
Fogos de artifício - Grande atração da festa, o show pirotécnico deste ano terá duração de 16 minutos e será dividido em seis partes, com desenhos lúdicos inspirados no filme Rio 2, que conta a saga da arara azul Blu na cidade maravilhosa. Antes e depois do show pirotécnico, o público acompanhará apresentações de cantores como Lulu Santos, Nando Reis, Carlinhos Brown e Beth Carvalho, que comandarão a festa em três palcos montados ao longo da orla. Mais de trinta torres de som serão espalhadas por toda a praia, que terá também 300 banheiros químicos, seis postos médicos e 56 UTIs móveis. O evento deve ser encerrado por volta das 3h30 do dia 1º de janeiro.

Atriz Claudia Jimenez recebe marca-passo no coração

Saúde

A atriz Claudia Jimenez é um dos talentos cômicos brasileiros
A atriz Claudia Jimenez é um dos talentos cômicos brasileiros (Divulgação/Ique Esteves/TV Globo)


A atriz Claudia Jimenez foi submetida a uma cirurgia na madrugada desta sexta-feira, 27 de dezembro, para o implante de um marca-passo no coração. A operação foi realizada o Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, Claudia passa bem. Seu quadro é estável, mas não há previsão de alta.

No ano passado, a atriz foi internada no Hospital Pró-Cardíaco para uma cirurgia que restabeleceu sua válvula aórtica. 

Barbosa nega pedido de Genoino para ser transferido para SP

Mensalão

O presidente do Supremo Tribunal Federal determinou que o ex-deputado deve cumprir em Brasília a prisão domiciliar provisória, cujo prazo se encerra no fim de fevereiro

Laryssa Borges, de Brasília
José Genoino cumpre prisão domiciliar temporária em Brasília
José Genoino cumpre prisão domiciliar temporária em Brasília (Ivan Pacheco)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, negou nesta sexta-feira pedido da defesa de José Genoino (PT-SP) para ele ser transferido para a casa da família em São Paulo neste fim de ano. O ex-deputado condenado no julgamento do mensalão cumpre, desde novembro, prisão domiciliar temporária na casa de um parente em Brasília. Diante da negativa de Barbosa, Genoino permanecerá na capital federal até o fim de fevereiro, quando passará por novos exames para avaliar se ele pode ou não cumprir a pena em um presídio. 
"É um pedido particular. Ele está há muito tempo incomodado com essa indecisão sobre onde vai ficar", afirmou o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, sobre o pedido de transferência. Segundo ele, a intenção do seu cliente era ficar em São Paulo, ao lado da família, até a palavra final do STF. Se for mantida a prisão domiciliar, o ex-presidente do PT continuaria na capital paulista. Caso o Supremo rejeite o pedido, ele gostaria de voltar a cumprir pena na Penitenciária da Papuda.
prisão domiciliar de Genoino foi determinada em 21 de novembro, quando Barbosa concedeu autorização provisória para que ele cumpra prisão domiciliar até que a Corte dê a palavra final sobre se a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, oferece condições para que ele possa fazer tratamento de saúde mesmo encarcerado. Desde então, ele está, segundo seu advogado Luiz Fernando Pacheco, na casa da filha em Brasília. No meio do ano, o ex-presidente do PT passou por uma cirurgia cardíaca.
Domiciliar – Independentemente do pedido de transferência provisória para São Paulo, a decisão de Joaquim Barbosa sobre a concessão de prisão domiciliar definitiva deve ficar para depois das festas de fim de ano. Barbosa consultou as Varas de Execuções Penais em Brasília e São Paulo para saber se haveria condições de o ex-presidente do PT cumprir pena em presídios em uma das duas cidades.


Em Brasília, a Vara de Execuções indicou que há condições para recepcionar presos com problemas de saúde. Em decisão comunicada na última sexta-feira, o juiz substituto Bruno Ribeiro mandou ofícios para a Secretaria de Saúde e para a Subsecretaria do Sistema Penitenciário solicitando "que continuem enviando esforços no sentido de prestar aos sentenciados em cumprimento de pena no Distrito Federal a assistência à saúde e, em caso de necessidade, a pronta transferência para a rede hospitalar de referência, sem prejuízo da estrita observância das recomendações clínicas de cada caso".

Christian Lacroix assina décor e uniformes do Sofitel So Bangkok

  (Foto:  )
Com a construção do Sofitel So Bangkok na capital da Tailândia, em 2011, o estilista Christian Lacroix foi convidado para ser o designer oficial do hotel e inserir seu olhar pessoal não apenas nos uniformes dos funcionários, mas  também no décor, misturando seu reconhecido estilo com iconografias da cultura tailandesa. No resultado, divulgado em cliques na última semana, é possível ver o mix do folclore e elementos característicos locais com as referências do estilista, que tirou inspiraração também dos cinco elementos da filosofia oriental: água, terra, madeira, metal e fogo.

O designer assinou, ao lado do designer Pongthep Sagulku da August Design, desde padronagens das almofadas ao papel de parede (uma mistura de imagens e motivos do antigo Sião e da França do século XIX), que podem ser vistos no lounge do hotel. A dupla desenvolveu também os sketches de figuras femininas que ilustram um painel que dá boas-vindas aos hóspedes e as instalações expostas no lobby. 

As vestimentas dos profissionais tem 15 desenhos diferentes, fazendo com que cada membro da equipe tenha três diferentes uniformes para escolher. O uniforme feminino mescla uma faixa de ombro, vermelha, reminiscente de vestido tailandês clássico, com uma blusa de mangas longas e saia. Como opção, há uma blusa de alfaiataria complementada por saia ampla, na altura do joelho. De maneira semelhante, a equipe masculina tem a possibilidade de escolher o paletó tailandês clássico e a calças na altura do joelho tipo “baggy” ou a versão moderna de um paletó de colarinho alto com calças de linhas tradicionais. Está de malas prontas rumo à Tailândia? Inclua o hotel no roteiro, sugestão perfeita para amantes das artes, da moda e para fãs órfãos do trabalho do estilista na moda. 
  (Foto:  )

4 peças básicas, 20 looks diferentes


Volta e meia você diz que não tem o que vestir? Então inspire-se nestas cinco bacanérrimas e nos milagres que elas fizeram com quatro peças-chave

Nath Vozza, do Blog Glam 4 You, Julie Chermann, estilista da grife homônima,Carla Moreira, PR da Monica Mendes, Andrea Quinteiro, do marketing da NK Store, e Lolita Hannud, dona da marca Lolita, mostram como quatro peças básicas podem servir para vários looks diferentes - e lindos! Confira!
 
Looks1 (Foto: Jorge Figueiredo)
Camisa amarela (Forum R$ 477)
1 - 
Amarre a camisa na cintura e brinque com mix de estampas
2 - A pegada safári é a sua savana? Vá de short de camurça
3 - Dose as proporções usando camisa sobre top cropped
4 - Ares boyish? Então use camisa fechada com sapatos oxford
5 - Deixe o visual coquete com saia patinadora floral
 
Looks2 (Foto: Jorge Figueiredo)
Short Jeans (Cantão R$ 239)
1 - Body geométrico + escarpins = short jeans zero praiano
2 - Lenço como turbante na cabeça dá toda uma bossa ao look
3 - Blazer branco sobre os ombros é...pooodre de chique
4 - Silhueta alongada? Dá-lhe maxicolete e pernas de fora
5 - Listras, anabela de corda, azul e vermelho... é navy!
 
Looks3 (Foto: Jorge Figueiredo)
Camiseta branca (Thelure R$ 548)
1 -
 Invista na saia-lápis de couro para uma produção sexy
2 - Romântica sem graça? Nem pensar! Saia de renda com transparência
3 - Look branco total com acessórios p&b é a pedida da hora
4 - Eu vejo cores em você! No short, no colar, nos sapatos...
5 - Good vibes com calça estampada e maxicolar poderoso
 
Looks4 (Foto: Jorge Figueiredo)
Vestido preto (Issa para a C&A R$ 289) 
1 - O vestido é muito girlie? Mude a pegada com t-shirt e botinha
2 - Perfume Chanel é possível com cobertura de tweed
3 - Colete de couro + animal print = look militar urbano
4 - Pontinhos vermelhos (também no make) para um visual ladylike
5 - Dê um twist ao pretinho básico com saiota branca por cima

Para curtir os bons dias da maturidade

http://casavogue.globo.com/

Ambientes integrados no apartamento paulistano

27/12/2013 | POR JULIANA NAKAMURA; FOTOS DIVULGAÇÃO

  (Foto: Divulgação)

Ao assumir a missão de reformar esse apartamento de 260 m² na capital paulista, as arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli tinham algumas premissas bem definidas. Primeiro era preciso prover aos clientes, um casal na faixa dos 50 anos, ambientes com design contemporâneo e atemporal. Outra demanda era por áreas sociais amplas, com espaços adequados ao perfil dos moradores, que cultivam o hábito de receber amigos, cozinhar e assistir jogos de futebol.

Todo o layout original foi modificado. Salas de estar e jantar, área gourmet e espaço para lareira foram integrados, mas mantendo suas funções. Nesse conjunto de ambientes, o mesmo piso de mármore travertino navona, fornecido pela NPK e pela Di Mármore, dá a sensação de continuidade. Sobre a área social, parte do forro foi rebaixado para acomodar melhor o projeto de iluminação e de som. Atendendo um desejo dos proprietários, é possível visualizar o telão de todos os ambientes com vocação social.

  (Foto: Divulgação)

cozinha estilo gourmet foi desenvolvida em laca branca e carvalho americano, com piso e tampo de granito preto absoluto. Nas paredes, foram criados painéis de marcenaria revestidos com laca branca e palha fornecida pela Beraldin, adicionando volume e textura.

Diante do interesse dos proprietários por gastronomia, o terraço foi transformado em um espaço gourmet, concebido com medidas especiais. O ambiente é complementado por paisagismo de Leda Jafet e móveis para áreas expostas ao sol da Armando Cerello e Artefacto.

A mesma linguagem contemporânea da área social se repete no setor íntimo do apartamento. A suíte principal foi compartimentada criando ambientes privados, como closets e banhos individuais para o senhor e para a senhora, todos com porta deslizantes para economizar espaço.

Para aquecer e adicionar textura ao design, as arquitetas escolheram elementos rústicos e artesanais. Exemplos dessa estratégia são notados nas cadeiras tailandesas e no tapete de sisal presentes no living, assim como no gabinete e no painel da varanda gourmet, em madeira de demolição.
  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  •  
  (Foto: Divulgação)

Destino certo: a agência, o guia e o site que irão mudar seu conceito de viagem

http://vogue.globo.com/

As férias de fim de ano estão aí e Vogue selecionou três maneiras de facilitar - e muito ! - a sua vida na hora de organizar sua viagem e acertar os hotspots da vez sem cair em ciladas


  (Foto:  )
Concierge do futuro
 
Mais que um rostinho bonito, a morena da foto acima tem tino comercial mais apurado que muito engravatado: sua start up já vale mais de US$2 milhões um ano depois de ser lançada. Apesar dos poucos 30 anos, britânica de família paquistanesa radicada em São Francisco, Ruzwana Bashir é cofundadora e CEO do Peek.com, site de viagem que agenda tours e atividades que fogem do lugar - com um até para moradores locais, caso da visita guiada de duas horas pelos cantos desconhecidos do Met em Nova York. Tudo testado e aprovado por ela, Oskar Bruening (seu sócio) e pelos 20 funcionários – que somam carimbos de 70 países nos passaportes. 

Com diploma de filosofia, política e economia em Oxford (e passagem por Harvard), Ruzwana caprichava tanto na organização de suas viagens que seus amigos fazem piada até hoje da planilha de Excel com to-do lists que ela preparou para os convidados da comemoração de seu aniversário em Istambul, em 2008. Mal sabiam que dali surgiria uma brilhante ideia. Segundo Ruzwana, uma pessoa comum passa sete horas planejando uma viagem e consultando mais de 20 sites na internet. “Perdi muito tempo pesquisando os melhores programas e tentando achar em agências experiências bacanas. Mas o processo era lento e frustrante. Foi aí que comecei a pensar em criar um só endereço que oferecesse tudo isso”.

Tempos depois, em uma conversa com Oskar Bruening, decidiu finalmente criar o site. Começaram a fazer parcerias com a indústria de turismo, e, algumas semanas depois, investidores como Jack Dorsey (um dos criadores do Twitter) e Eric Schmidt (do Google) injetaram US$ 1,4 milhão no site. “Eles viajam muito e também tinham dificuldade em encontrar atividades divertidas. Precisavam de uma solução como o Peek.com e também viram uma grande oportunidade em um mercado de US$ 100 bilhões que ainda não tinha um player dominante”, explica Ruzwana. 

Os passeios oferecidos pelo site vão de visitas privés em galerias do Marais, em Paris, até volta na London Eye com direito a gaiola exclusiva. As melhores programações estão na seção Perfect Day, assinada por nomes como Diane von Furstenberg, que conta onde comprar o melhor cashmere de Hollywood, ou Giovanna Battaglia, que entrega seu caviar favorito em Paris.
  (Foto:  )
Mapa das minas

Se ainda não acessou, você precisa conhecer o Style Map, a plataforma digital de viagem e lifestyle do Style.com, que desde julho é leitura obrigatória para quem quer saber tudo o que está rolando ao redor do globo fashion. Referência máxima de moda na web, o site convidou 80 personalidades incensadas – como Delfina DelettrezCoco Brandolini Caroline de Maigret – para alimentarem o blog com dicas das cidades onde vivem. São Paulo e Rio de Janeiro são bem representadas pela designer Paola de Orleans e Bragança e a relações-públicas Paula Bezerra de Mello. Anote: style.com/stylemap
Boxe com 15 guias: R$ 1.330 (Foto: Kai Z Feng/TrunK archiVe, Think Stock e Divulgação)
Premium Voyageur

Quem já teve um guia assinado pela Louis Vuitton sabe que a fina seleção de endereços, escolhida por habitués de cada cidade onde os carnets de voyage fazem escala, não desaponta. Desde 1998, a maison guia globe-trotters de carteirinha a viajar com estilo e a certeza de que vão passar pelos novos points, além de visitar clássicos imperdíveis. Para a 15ª – e recém-lançada – edição, metrópoles dos New Markets, como São Paulo e Cidade do México, foram adicionadas à coleção que inclui obviamente Paris, Londres, Veneza e também Moscou, entre outras.Vogue adora os capítulos “Vivendo como um Local” e “Saindo Sozinho”.
(NATHÁLIA FUZARO)

Embarque imediato: a mala de viagem de quatro fashionistas neste fim de ano

http://vogue.globo.com/

Isabelli Fontana, Carol Castro, Cris Lotaif e Paula Cademartori dividiram os itens tem-que-ter da bagagem de suas viagens de férias


  (Foto:  )

ISABELLI FONTANA EM FLORIANÓPOLIS
sabelli Fontana 
embarcou para Floripa neste fim de ano, acompanhada dos dois filhos, Zion e Lucas, e por ali se hospedou na casa de sua mãe. Os dias prometem ser todos al mare, razão pela qual o bechwear é o grande foco de sua bagagem: "Trouxe várias saídas de praia - adoro as brancas de renda ou com franjas, da Morena Rosa", disse. Quando o assunto é biquíni, são os modelos cortininha ou tomara-que-caia que agradam. "Gosto da Jo de Mer, pois suas peças têm uma modelagem maior. Só uso biquíni grande no bumbum", explicou. 
  (Foto:  )

  (Foto:  )
A top é fã das bolsas transparentes para ir à praia, na qual carrega apenas itens básicos: protetor solar da L'Oreal Paris, óculos escuros Vogue Eyewear, um clássico chapéu panamá, sandálias Havaianas, e um livro. O da temporada? "Comecei a ler o 'Doce Lar', de Chico Xavier ,e estou adorando", contou. 
   (Foto:  )
CRIS LOTAIF EM TRANCOSO
Um dos destinos-fashionistas mais badalados para o Réveillon, o hot spot baiano é onde a directrice de boutique da Dior Cris Lotaif fará a contagem regressiva para 2014. "Ficarei por lá durante 10 dias", disse. Dentro de sua bolsa Panarea branca da maison francesa, a preferida para carregar beira-mar, o que não pode faltar é protetor solar, batom nude (Dior Addict 414 é o eleito da vez), produtos para cabelo Brume Jour Protectrice e Micro Voile Protecteur, ambos da Kérastase, os clássicos óculos escuros tipo  aviador da Rayban, celular, livro e caneta para anotações durante a leitura. 
  (Foto:  )
Dentre os biquínis favoritos de Cris, ela cita os da Vix, e os maiôs da Lenny e Adriana Degreas. "Este ano, estou gostando mais das saídas de praia longas, brancas e rendadas ou curtas de seda estampada. Gosto bastante dos modelos da Adriana Bittencourt e Taj, da Mariana Penteado", diz.
  (Foto:  )
Para a noite, Cris aposta em vestidos curtos ou batas com jeans colorido, que são "sempre combinados com rasteirinha". Para completar o look, ela pretende apostar nos brincos Mise-en-Dior - "de todas as cores, misturando uns com os outros" - e no relógio Dior VIII de cerâmica branca, sua mais nova aquisição inseparável.
  (Foto:  )
CAROL CASTRO NA SERRA DO RIO
Entre uma gravação e outra da novela das nove da Rede Globo, Carol Castroreservou três dias off para aproveitar a virada do ano ao lado do noivo e amigos. O destino escolhido para este curto período: um retiro na região serrana do Rio de Janeiro. "Fui para o mesmo lugar no Réveillon do ano passado e foi muito bom. E um lugar tranquilo, onde eu posso me conectar com a natureza, com as energias, andar a cavalo, tem piscina natural... Mas o melhor é quando o ano vira: é um silêncio total. O oposto do Ano Novo em qualquer outro lugar do Brasil", revelou a atriz que, ao contrário de seu personagem no folhetim da emissora, é calma e até exotérica - ela adora saber sobre astrologia, o que é uma influência da mãe astróloga.  
CAROL CASTRO 2 (Foto:  )

CAROL CASTRO 1 (Foto:  )

Apesar de ainda não ter decidido o look da virada, a atriz resume o que mais estará na (enxuta) mala: para cavalgar, ela investe em bota de cano alto sem salto, calça jeans skinny, regata e casaquinho leve. Para o momento piscina/cachoeira, biquínis Blue Man, Sinesia Karol e Adriana Degreas, chapéu Lenny, shortinho jeans e flats. E um kit básico - básico mesmo! - de produtos de beauté composto por protetor solar Mirasol, rímel Givenchy, corretivo Laura Mercier e hidratante La Roche-Posay. "Vou usar pouquíssima maquiagem. Quero descansar, brindar, agradecer e fazer uma conexão com o mundo da minha maneira. Para mim, o Ano Novo ideial é perto de quem eu amo".
  (Foto:  )




PAULA CADEMARTORI NOS ALPES SUÍÇOS
A estação de esqui Verbier, na Suíça, é o destino escolhido pela designer de bolsas Paula Cademartori para passar Natal e Ano Novo. A brasileira radicada em Milão vai ficar hospedada na casa de amigos, mas se precisasse escolher um hotel nos Alpes ficaria no Chalet d'Adrien. Neopraticante de snowboard, ela já tem seu próprio equipamento e look para o esporte, que deve ocupar espaço generoso na bagagem: "Antigamente, alugava os equipamentos, mas sou muito exigente em tudo o que eu faço, então preferi adquirir os meus", disse. Sua prancha para praticar a modalidade é da Roxy, assim como seu casaco camuflado. "O look para snowboard tem que ser mais confortável do que bonito. Ele é zero elegante", comenta.
PAULA 2 (Foto:  )

PAULA 1 (Foto:  )

Fora da estação de ski, Paula vai optar por casacos imponentes e confortáveis, como o xadrez vichy que é hit da Prada e outro modelo preto da Céline - antenada, ela ainda carrega o estiloso sapato com placa de metal da marca francesa. Já no nécessaire, para se proteger das baixas temperaturas, ela aposta em hidratantes das marcas Bioderma e Estée Lauder, além de um bom hidratante labial la Roche-Poisay.  (RENATA GARCIA)

Decadence avec elegance: nova comédia de Woody Allen, 'Blue Jasmine' diverte com Cate Blanchett

  (Foto: Divulgação)

Tudo em Jasmine soa falso. Ela finge que não sabia das falcatruas do ex-marido milionário, não convence quando tenta ser legal com a irmã pobretona e inventa mentiras fabulosas para descolar um namorado rico. Só uma coisa segue verdadeira e original em sua vida: o guarda-roupa.

Dificilmente existiu e existirá mulher mais elegante entre os personagens inquietos de Woody Allen que a protagonista de Blue Jasmine, sua nova comédia dramática que estreia em novembro no Brasil. Cate Blanchett, num papel que pode lhe levar ao Oscar, vive a ex-socialite nova-iorquina à beira de um ataque de nervos que perde tudo após seu marido (Alec Baldwin) ser preso por crimes financeiros. Ela vai morar com a irmã (Sally Hawkins) num modesto apartamento em São Francisco e chega com um jogo completo de malas Louis Vuitton, que não pode revender porque trazem seu nome gravado. Dentro, uma coleção impecável que Blanchett irá desfilar pelos próximos cem minutos de filme. 

Estão lá vestidos Fendi, Carolina Herrera e Oscar de la Renta, bolsas Hermès, sapatos
Roger Vivier e joias com diamantes que valem mais que o orçamento inteiro do filme para o figurino. As peças aparecem nos flashbacks de sua vida de rica em Nova York e também nas cenas do presente, em São Francisco. Jasmine não desiste dos modelitos nem mesmo quando arranja um emprego de secretária num escritório de dentista.

O fato de a atriz de 44 anos ser queridinha de estilistas poderosos ajudou no trabalho da figurinista Suzy Benzinger, que viu as portas do mundo fashion se abrirem como mágica. Dois dias depois de ligar para Karl Lagerfeld, ele mandou duas jaquetas customizadas e um bilhete: “Para Cate, faço qualquer coisa”, contou Benzinger. Uma delas era uma Chanel clássica branca estilo bouclé, usada logo no início do filme, quando Jasmine fala (e bebe) sem parar com uma passageira no avião, em direção à sua nova vida de pobre em São Francisco. Pobretona, mas sem perder a elegância! (FERNANDA EZABELLA