segunda-feira 02 2013

STF nega recurso e Pedro Corrêa deve ser o próximo preso


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, negou nesta segunda-feira os últimos recursos apresentados pelo deputado cassado Pedro Corrêa (PP-PE), condenado no julgamento do mensalão. Com isso, Corrêa pode ter a prisão decretada a qualquer momento pela Corte. O advogado do mensaleiro, Marcelo Leal, afirmou que Corrêa está em Brasília e vai se apresentar às autoridades assim que receber a ordem judicial.
Corrêa foi condenado a sete anos e dois meses de prisão, em regime semiaberto, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele havia apresentado um embargo infringente para tentar rediscutir a penalização por lavagem de dinheiro, mas não tinha os quatro votos mínimos necessários para que o recurso pudesse ser admitido. Na última sexta-feira, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia recomendado a prisão imediata de Corrêa por conta da ilegitimidade dos infringentes apresentados ao STF.
Ao lado de José Dirceu e Roberto Jefferson, Corrêa formou o trio de parlamentares cassados no escândalo do mensalão. Ele presidia o PP na época do estouro do escândalo.
(Laryssa Borges, de Brasília)

PHIL COLLINS Várias...






Phil Collins - Another Day in Paradise

R.E.M. - Losing My Religion (Perfect Square '04)

R.E.M. - Losing My Religion

Eddie Vedder Chicago Theater-Chicago





Set List
01. Waving Palms
02. Can’t Keep
03. Sleeping By Myself
04. Without You
05. You’re True
06. Light Today
07. Longing To Belong w/Steven Houser playing cello
08. Sometimes
09. I Am Mine
10. Long Nights w/Glen Hansard
11. Far Behind
12. Guaranteed
13. Rise
14. Blackbird-(Lennon, McCartney)
15. Just Breathe w/ string quartet
16. The End w/string quartet
17. Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town
18. Unthought Known
19. Arc
Encore Break 1
20. Parting Ways
21. You’ve Got To Hide Your Love Away-(Lennon, McCartney)
22. Sleepless Nights w/Glen Hansard-(Boudleaux Bryant, Felice Bryant)
23. Society w/Glen Hansard-(Jerry Hannan)
24. Falling Slowly w/string quartet {Glen singing and playing acoustic, Eddie duet vocal}-(Glen Hansard, Markéta Irglová)
25. Immortality
26. All The Way (for Ron Santos)  [Ron Santo is the correct spelling-KD]
27. Porch
Encore Break 2
28. Hard Sun w/Glen Hansard-(Gordon Peterson)
29. Dream A Little Dream-(Gus Kahn, Wilbur Schwandt, Fabian Andree)
String Quartet    [see below for more info-KD]
Tom Yang-Violin 1
Katherine Hughes- Violin 2
Doyle Amburst- Viola  [corrected spelling-Doyle Armbrust-KD]
Steven Houser- Cello


REM and Eddie Vedder (Pearl Jam) Man on The Moon [Live at Rock and Roll ...



Eddie Vedder - Last Kiss, Elderly Woman

Glen Hansard + Eddie Vedder 8/23/12 Portugal

Roger Waters & Eddie Vedder - Comfortably Numb - 12-12-12 Sandy Relief C...




Anatel beneficia TV de dono de hotel que contratou Dirceu

Mensalão

Empresário transferiu antenas para a Avenida Paulista contra o aval de técnicos

Fachada da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL
Fachada da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) beneficiou nesta semana o empresário Paulo de Abreu, que pretende contratar o ex-ministro José Dirceu para trabalhar em um hotel de Brasília enquanto cumpre pena pela condenação no mensalão. Abreu ganhou o direito de transferir antenas de uma de suas emissoras, a Top TV, para a Avenida Paulista, em São Paulo, mesmo com pareceres técnicos vetando a operação. O caso foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo
A transferência da antena melhora a qualidade das transmissões de TV, mas análise preliminar defendia que a da Top TV não poderia ser beneficiada porque a operação era inviável tecnicamente, já que poderia criar interferência com outra emissora que ocupa o mesmo canal em Suzano (SP). A Top TV também não teria seguido o trâmite adequado no pedido, o que impediria a mudança de antenas.
A Anatel informou que a mudança das antenas de transmissão da emissora foi feita após consulta pública sobre o processo de digitalização dos canais de TV no país.
O empresário Paulo Masci de Abreu, de 61 anos, é dono do Hotel Saint Peter, que pertencia ao ex-deputado Sérgio Naya, cassado depois da queda do Edifício Palace II, no Rio de Janeiro, em 1998. O empresário é irmão José Masci de Abreu, presidente do nanico PTN - que apoiou a eleição de Dilma Rousseff em 2010. Ele é dono de pelo menos dez empresas, a maioria delas, no ramo da comunicação, como as rádios Kiss FM e Tupi FM. Na última sexta-feira, ele contratou Dirceu como gerente administrativo por 20 000 reais, A liberação do petista para trabalhar depende de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pesquisadores descobrem mais antigo fóssil de grande felino

Paleontologia

Crânio encontrado no Tibete possui mais de 4 milhões de anos e pode ajudar a resolver o mistério sobre onde e quando surgiram os grandes felinos

felino
O crânio encontrado pelos pesquisadores teria pertencido a uma felino de uma espécie extinta chamada Panthera blytheae, que seria semelhante ao leopardo das neves que continua habitando a mesma região (Mauricio Anton/Proceedings of the Royal Society B/AP)
Pesquisadores anunciaram nesta quarta-feira a descoberta do fóssil mais antigo de um grande felino. Os ossos foram escavados em uma região próxima ao Himalaia, no Tibete, e pertenceram a um animal que viveu entre 4,1 e 5,95 milhões de anos atrás. Segundo o estudo, publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, o felino descrito pertencia a uma espécie extinta, que recebeu o nome de Panthera blytheae, bastante semelhante ao atual leopardo das neves, que continua a habitar a mesma região.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Himalayan fossils of the oldest known pantherine establish ancient origin of big cats

Onde foi divulgada: periódico Proceedings of the Royal Society B

Quem fez: Jack Tseng, entre outros

Instituição: Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos

Dados de amostragem: Ossos descobertos em 2010 no Tibete

Resultado: Segundo a análise dos pesquisadores, os ossos faziam parte do crânio de um grande felino que viveu entre 4,1 e 5,95 milhões de anos atrás. O animal teria pertencido a uma espécie já extinta, que recebeu o nome de Panthera blytheae
O estudo descreve alguns fragmentos de crânio descobertos em 2010, e sugere que os fósseis podem fornecer informações importantes para explicar o local e o tempo de origem de todos os grandes felinos — grupo que reúne grandes predadores como leões, onças, tigres e leopardos. "Esta descoberta sugere que os grandes felinos têm uma origem evolutiva mais ancestral do que se suspeitava anteriormente", diz Jack Tseng, pesquisador do Museu Americano de História Natural, em Nova York, que participou do estudo.
Gatinhos e gatões — Estudos anteriores feitos a partir de análises do DNA dos grandes felinos sugeriam que o ancestral comum mais antigo desses animais teria surgido há cerca de 6,37 milhões de anos. Ele teria evoluído a partir de uma divergência dos Felinae, subfamília que inclui felinos menores, desde os selvagens pumas e linces até os gatos domésticos.
O problema é que os fósseis mais antigos de grandes felinos encontrados até agora eram fragmentos de dentes escavados na Tanzânia, datando de apenas 3,6 milhões de anos atrás, o que parecia ir contra as previsões genéticas.
Para estimar a idade do crânio descoberto recentemente, os pesquisadores usaram uma técnica conhecida como magnetostratigrafia. Ela analisa os padrões que as reversões dos campos magnéticos da Terra deixaram gravadas nas camadas de rochas para estimar a idade dos fósseis. Concluíram, assim, que o animal viveu entre 4,1 e 5,95 milhões de anos atrás — preenchendo a lacuna que faltava.
Mauricio Anton/Proceedings of the Royal Society B/AP
Os pesquisadores encontraram fragmentos de ossos que formavam o crânio quase completo de um grande felino ancestral
O novo fóssil também permitiu aos pesquisadores refinarem ainda mais a data estimada para a divergência entre os Felinae e os grandes felinos. A partir da análise morfológica do crânio e comparações com outros felinos — vivos e mortos — os pesquisadores avaliam agora que o primeiro grande felino surgiu entre 10 e 11 milhões de anos atrás.
Gatos tibetanos — A descoberta não ajuda somente a ajustar a data de evolução dos grandes felinos, mas também seu local de origem. Pesquisas moleculares anteriores mostravam que esses animais deveriam ter surgido na Ásia, mas o fóssil mais antigo conhecido até agora era africano. A localização do novo crânio sugere que, de fato, o grupo divergiu dos outros felinos na Ásia Central, e depois se espalhou para o resto do mundo.

Os paleontologistas encontraram o fóssil enquanto realizavam escavações no condado de Zanda, uma região isolada que fica perto da fronteira entre o Paquistão e a China. Ali, eles descobriram mais de 100 ossos, de uma grande variedade de animais. O crânio do Panthera blytheae estava localizado abaixo de ossadas de antílopes, bastante quebrado, mas quase completo. “Ele estava simplesmente alojado em meio a toda essa confusão", diz Tseng.
Agora, os pesquisadores pretendem voltar ao local e realizar mais escavações, em busca de outros exemplares da espécie. Isso poderia ajudá-los a refinar seus estudos e deixar mais precisas as datas estimadas para a origem dos grandes felinos.

PGR pede que Supremo execute pena de Bispo Rodrigues

Mensalão


Ex-deputado federal cumprirá pena de seis anos e três meses de prisão

Laryssa Borges, de Brasília
O ex-deputado federal Carlos Rodrigues
O ex-deputado federal Carlos "Bispo" Rodrigues (Jose´Paulo Lacerda /AE)
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer em que recomenda a execução imediata da pena do ex-deputado Bispo Rodrigues. Ele foi condenado no julgamento do mensalão a seis anos e três meses de prisão, em regime semiaberto, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Assim como havia feito na semana passada com o deputado cassado Pedro Corrêa (PP-PE) e o ex-dirigente do Banco Rural Vinícius Samarane, o Ministério Público defendeu que o mensaleiro não tem direito a apresentar os chamados embargos infringentes para questionar a pena imposta pela Corte. O recurso só é válido quando o condenado tem pelo menos quatro votos favoráveis, mas alguns réus apresentaram o embargo mesmo sem os critérios adequados. No caso de Rodrigues, houve condenação unânime pelo crime de corrupção passiva e apenas três votos favoráveis na condenação pelo crime de lavagem de dinheiro.
Onze condenados no escândalo do mensalão já cumprem pena em Brasília nos regimes semiaberto e fechado, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o operador do esquema criminoso, Marcos Valério. O STF também já determinou a execução das penas de outros três réus, todos condenados a regime aberto. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que cumpriria pena em regime fechado, conseguiu fugir do país.
Genoino – Ainda nesta segunda-feira, é esperado parecer do procurador-geral sobre o pedido do ex-presidente do PT José Genoino para cumprir pena em prisão domiciliar ou em uma unidade hospitalar. O parecer da junta médica elaborado a pedido do presidente do STF, Joaquim Barbosa, descartou a necessidade desse tipo de tratamento.
Em julho, Genoino foi submetido a uma cirurgia após ter sido diagnosticada a dissecção da aorta. Ele se licenciou do mandato parlamentar e pediu aposentadoria por invalidez à Câmara dos Deputados.

Expectativa de vida sobe para 74,6 anos no Brasil

Geral

Taxa de mortalidade infantil em 2012 foi de 15,7 óbitos de menores de um ano para cada mil nascidos vivos; em 2011, essa taxa era de 16,4 óbitos

Idosas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Idosas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)
A esperança de vida ao nascer no Brasil subiu para 74,6 anos em 2012, segundo dados da tábua de mortalidade divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2011, a esperança de vida ao nascer era de 74,08 anos.
As Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil são usadas pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. O aumento da esperança de vida afeta o bolso dos brasileiros: quando a expectativa de vida aumenta, maior é o desconto do fator previdenciário nas aposentadorias, ou seja, menor é o valor do benefício.
Homens – A esperança de vida ao nascer dos homens brasileiros aumentou em quatro meses e dez dias, passando de 70,6 anos em 2011 para 71 anos em 2012, segundo o IBGE. As mulheres, que já vivem mais do que os homens, tiveram aumento ainda maior na expectativa de vida ao nascer, saltando de 77,7 anos em 2011, para 78,3 anos em 2012, um acréscimo de seis meses e 25 dias.
A Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil de 2012 tem como base a Projeção da População para o período 2000-2060 e incorpora dados populacionais do Censo Demográfico 2010, estimativas da mortalidade infantil com base no mesmo levantamento censitário e informações sobre notificações e registros oficiais de óbitos por sexo e idade.
Mortalidade infantil – De acordo com dados do IBGE, a taxa de mortalidade infantil em 2012 foi de 15,7 óbitos de menores de um ano para cada mil nascidos vivos. Em 2011, essa taxa era de 16,4 óbitos. Apesar da melhora, o resultado brasileiro ainda está longe do verificado em países desenvolvidos, onde os índices situam-se em torno de cinco óbitos de menores de um ano para cada mil nascidos vivos.
Apesar dos declínios observados nos últimos anos na taxa de mortalidade infantil, ainda há espaço para avanços significativos. Os riscos de morte no primeiro ano de vida são elevados. Em 2012, a esperança de vida ao nascer foi de 74,6 anos, mas, se essa criança sobrevivesse aos riscos de morte dos primeiros meses e atingisse o primeiro ano de vida, a expectativa de vida aumentaria: passaria a 74,8 anos, vivendo, em média, 75,8 anos.