segunda-feira 29 2013

Chico Buarque | Carioca ao Vivo



Celine Dion & Andrea Bocelli - The Prayer (Live In Boston Taking Chances...



As dez melhores universidades dos Estados Unidos

1º lugar - Universidade Stanford, Stanford, Califórnia


Instalada em pleno Vale do Silício, a Universidade Stanford, fundada em 1891, é conhecida pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta e pela formação dos mais poderosos CEOs da indústria tecnológica – caso de Larry Page, atual presidente do Google. A instituição acumula o mais famoso curso de ciência da computação dos Estados Unidos e um dos principais centros de pesquisa do mundo.
Stanford é também sinônimo de excelência em ciências humanas, sociais e naturais, com renomados cursos de direito e medicina, além do maior laboratório de pesquisa de células-tronco já construído. São sete faculdades, 16.000 estudantes e 19 prêmios Nobel laureados a alunos, ex-alunos e docentes.
Stanford foi considerada a segunda melhor universidade do mundo pelo ranking 2012-2013 da revista Times Higher Education (THE), atrás apenas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e empatada com a Universidade Oxford, na Grã-Bretanha.

2º lugar - Faculdade Pomona, Claremont, Califórnia

Fundada em 1887 e localizada a aproximadamente 50 quilômetros de Los Angeles, a Faculdade Pomona é a casa de 1.600 estudantes, distribuídos em 47 cursos de graduação nas áreas de humanas, ciências naturais, ciências sociais e artes. A instituição prima pelas classes menores, com aproximadamente 15 alunos cada.
Estima-se que 91% dos estudantes se formam em quatro anos – duração considerada ideal pelos organizadores da America’s Top Colleges. Somente outras duas faculdades atingiram essa mesma porcentagem: Swarthmore (6ª colocação) e Haverford (43ª colocação).

3º lugar - Universidade Princeton, Princeton, Nova Jersey

No posto de quarta universidade mais antiga dos Estados Unidos – tendo o alvará de funcionamento liberado em 1746 –, a Princeton é ainda hoje referência internacional em pesquisa: nesse setor, cerca de 1.100 profissionais são contratados especificamente para orientar estudantes nos campos de humanas, engenharias, ciências naturais e ciências sociais. Princeton é frequentada anualmente por 8.000 estudantes e já reúne 36 prêmios Nobel ao longo da história.

4º lugar - Universidade Yale, New Haven, Connecticut

A Universidade Yale é ainda mais antiga do que Princeton: data de 1701, figurando como a terceira mais antiga dos Estados Unidos. Com 11.250 alunos, reúne cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas – cada uma contemplada com dezenas de centros de pesquisas.
Entre as graduações mais procuradas, Yale possui 15 escolas dedicadas aos cursos de medicina e enfermagem. Uma delas, a School of Medicine, funciona desde 1810.

5º lugar - Universidade Columbia, Nova York

A Universidade Columbia tem nome no cenário jornalístico: oferece aquele que é considerado o melhor curso de jornalismo dos Estados Unidos, além de administrar o Prêmio Pulitzer, mais cobiçado do ramo. Mas não é apenas à comunicação social que Columbia se dedica.
A instituição, quinta mais antiga do país, atende cerca de 28.000 estudantes nas áreas de exatas, biológicas e humanas. Em 259 anos, totaliza 82 laureados pelo prêmio Nobel, atingindo o posto de universidade americana que oficialmente mais possui essa condecoração.

6º lugar - Faculdade Swarthmore, Swarthmore, Pensilvânia

Assim como Pomona, a Faculdade Swarthmore, de 1864, é mais reclusa: concentra 1.545 estudantes em classes com menos pessoas. Cerca de 90% de seus estudantes se formam em quatro anos de graduação.
Swarthmore oferece mais de 40 cursos de humanas, exatas e biológicas. Seu forte, porém, são as ciências sociais e linguísticas.

7º lugar - Academia Militar dos Estados Unidos, West Point, Nova York

West Point forma oficiais do Exército americano desde 1802, a 80 quilômetros ao norte da cidade de Nova York. No ramo dos cadetes, a instituição é uma das mais renomadas não só dos Estados Unidos, mas do mundo todo.
Os currículos oferecidos pela academia também englobam as três principais áreas do conhecimento – exatas, humanas e biológicas – e possuem a duração de 47 meses.

8º lugar - Universidade Harvard, Cambridge, Massachusetts

Estabelecida em 1636, Harvard é a universidade mais antiga dos Estados Unidos. A instituição ficou em quarto lugar no ranking 2012-2013 de melhores universidades do mundo da revista Times Higher Education (THE), ficando apenas 0,1 ponto atrás da Universidade Stanford.
Harvard é composta por dez faculdades e um grande centro de pesquisa que, juntos, atendem os 21.000 estudantes dos principais campos de estudo. As escolas mais famosas, porém, são as de direito, medicina e economia – às quais se devem muitos dos 44 prêmios Nobel que Harvard oficialmente totaliza.
Entre as personalidades mais influentes que Harvard formou está Mark Zuckerberg, fundador do site de relacionamento Facebook.

9º lugar - Faculdade Williams, Williamstown, Massachusetts

Williams ocupou o primeiro lugar na lista America’s Top Colleges de 2011 e o segundo em 2012. Mesmo tendo caído para a 9ª colocação em 2013, a faculdade fundada em 1793 é ainda uma das melhores opções para os que pretendem se formar em artes, humanas e ciências sociais. Oferece cerca de 35 cursos e é frequentada por 2.000 alunos.

10º lugar - Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Cambridge, Massachusetts

O MIT admitiu seu primeiro aluno em 1865, quatro anos após sua fundação, e é conhecido até hoje pelo rigor de seus cursos – 46, no total, divididos nos campos de arquitetura, engenharia, administração, ciências naturais, humanas, artes e ciências sociais.
O instituto, formado por cinco faculdades, integra ainda laboratórios e centros de pesquisa comparáveis aos da Universidade Stanford. Com 78 prêmios Nobel, o MIT é a terceira instituição de ensino superior dos Estados Unidos com maior número de laureados.

Stanford é a melhor universidade americana em ranking da 'Forbes'. Confira top 10

Ensino Superior

Princeton fica em 3º; Harvard, em 8º. Foram avaliadas 650 instituições

Corredores da Universidade Stanford
Corredores da Universidade Stanford, eleita a melhor universidade dos Estados Unidos pela 'Forbes' (Divulgação)
A revista americana Forbes publicou no fim da semana passada uma lista com as cem melhores universidades dos Estados Unidos de 2013, feita em parceira com o Center for College Affordability and Productivity (CCAP), núcleo independente de pesquisas voltado ao ensino superior. Pela primeira vez em seis edições do America’s Top Colleges, como é conhecido o levantamento, as duas primeiras posições foram ocupadas por instituições da Califórnia: Stanford e Pomona, respectivamente. A Universidade Princeton aparece em terceiro, enquanto Harvard, que figurou no 6º lugar em 2012, caiu para 8º. Foram avaliadas 650 universidades (confira a lista com as dez primeiras colocadas).
Além de ter duas escolas no top 3 do ranking, a Costa Oeste americana também se saiu melhor no quesito educação pública. A Universidade da Califórnia, em Berkeley, foi considerada a melhor instituição estadual de ensino superior, ocupando a 22ª posição da lista.
Os organizadores do prêmio destacaram ainda o bom desempenho da chamada Ivy League – grupo que reúne as universidades privadas Harvard, Pensilvânia, Princeton, Columbia, Yale, Brown, Cornell e Darthmouth, todas localizadas no Nordeste dos Estados Unidos. Apesar de não liderar o ranking, o grupo ficou dentro do top 20, com Princeton, Yale e Columbia em 3º, 4º e 5º lugares, respectivamente. Cornell foi a que apresentou o melhor salto: da 51ª posição, em 2012, para a 19ª, em 2013.
Para construir o ranking, Forbes e CCAP analisam fatores como taxa de satisfação dos estudantes com as aulas, inserção no mercado de trabalho após a graduação, dívida adquirida para pagar mensalidades, prêmios conquistados pelos estudantes das faculdades e porcentagem de alunos no prazo estipulado pelo curso.

A galeria da blasfêmia: pinturas escondidas na Fundação Sarney retratam integrantes da Famiglia fantasiados de religiosos


Clique na imagem para ampliar (Crédito: Reynaldo Turollo Jr.)
Para abrigar alguns badulaques e quinquilharias que lembram a passagem do patriarca pela Presidência da República, a Famiglia que há 50 anos suga, sangra e sufoca o Maranhão decidiu criar a Fundação José Sarney. Para que a entidade se instalasse num endereço à altura do poderio do clã, o mais ilustre maranhense expropriou o Convento das Mercês. Foi assim que uma relíquia da arquitetura colonial virou sede do bando chefiado pelo pai-da-pátria a quem os comparsas se referem pela alcunha famosa: Madre Superiora.
A descoberta do acervo de maracutaias que reduziram um convento a cabaré secou a cachoeira de donativos suspeitíssimos e verbas federais irregulares que sustentavam a Fundação (e engordavam as contas bancárias dosnovos proprietários, começando pelo senador do PMDB promovido por Lula a Homem Incomum). Em vez de correr atrás do prejuízo, o pai da governadora ordenou que a conta fosse repassada aos moradores da capitania hereditária. E Roseana Sarney incorporou ao patrimônio público a instituição privada em apuros.
Não é pouca coisa. Mas não é tudo, avisou neste domingo a espantosa reportagem da Folha de S. Paulo sobre como andam as coisas no antigo convento. Numa sala fechada à visitação pública, o jornalista Reynaldo Turollo Jr. encontrou cerca de 30 quadros que mostram integrantes da Famiglia Sarney, agregados e políticos aliados com trajes e adereços religiosos. Parece mentira? Veja a galeria publicada pelaFolha. E leia as informações que acompanham cada pintura.
José Sarney, por exemplo, contempla a eternidade fantasiado de cônego. Sua mulher, Marli, capricha na pose de freira. Edison Lobão, alojado por Madre Superiora no Ministério de Minas e Energia, não sabe direito se é frade ou monge. Roseana, Zequinha e Fernando também aparecem paramentados para a missa negra. Todos têm o olhar confiante de quem garantiu a aprovação no Dia do Juízo Final com a compra de indulgências plenárias no mercado paralelo.
O Brasil sabe há muito tempo o que essa turma faz para transformar o Maranhão num inferno sobre a terra. Acaba de saber que os pecadores sem remorso resolveram debochar do Reino dos Céus. Não temem a Justiça divina porque nunca temeram a Justiça dos homens.

MP do Acre pede que investidores não processem TelexFree

Justiça

Segundo o órgão, a ação civil pública elaborada pelos promotores é suficiente para pedir o ressarcimento dos envolvidos

Carro com marca da TelexFree na cidade Lucas do Rio Verde no estado do Mato Grosso
Telexfree é acusada de atuar em esquema de pirâmide financeira (Ivan Pacheco)
A promotora do Ministério Público (MP) do Acre, Alessandra Garcia Marques, divulgou nota nesta segunda-feira no site do órgão pedindo que os investidores atingidos pelo bloqueio de bens da TelexFree não entrem com ações individuais contra a empresa, acusada pelo MP de atuar em esquema de pirâmide financeira. A justificativa é de que o próprio MP do Acre já ajuizou uma ação civil pública com o propósito de ressarcir os mais de mil "investidores" envolvidos.
Alessandra garantiu ao site de VEJA que o pedido é apenas uma questão de prevenção e orientação - e não uma proibição. "De acordo com as regras processuais, os (as) senhores (as) não precisam ajuizar ações individuais com a mesma finalidade", disse a nota. 
A orientação veio poucos dias após o advogado Samir Badra Dib, de Rondonópolis (MT), conseguir na Justiça uma decisão favorável que prevê que a TelexFree devolva a quantia que foi investida por ele no negócio (101 mil reais). Este foi o primeiro caso de um participante que conseguiu recuperar o investimento após o bloqueio de bens da empresa, em 18 de junho.
Na nota, Alessandra lembra ainda a importância de se guardar todos os comprovantes de pagamentos feitos à empresa, o contrato firmado com a TelexFree e comprovantes de investimentos feitos de forma eletrônica. 
O MP pediu ainda que as pessoas prejudicadas não tentem intervir nas demandas coletivas ajuizadas pelo órgão, de modo que isso só "tumultuará a resolução do conflito e retardará o fim esperado dos processos". O pedido ocorreu depois que alguns investidores tentaram derrubar o bloqueio judicial da empresa, para que pudessem continuar recebendo seus rendimentos.

As mensagens de Francisco durante a JMJ Rio 2013

Aos jovens


"Vão. Sem Medo. Para servir".
"A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que os caracteriza".
"Queridos amigos, não se esqueçam: vocês são o campo da fé! Vocês são os atletas de Cristo! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor".
"Não permitam que outros sejam protagonistas da mudança. Vocês têm o futuro em suas mãos, o futuro vai chegar através de vocês. Peço que se envolvam nesse trabalho por um mundo melhor".
"A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam. Um grande apóstolo do Brasil, o bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas 19 anos. Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem".
"Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado! Nesta Jornada Mundial da Juventude, os jovens querem saudar os avós. Eles saúdam os seus avós com muito carinho e lhes agradecem pelo testemunho de sabedoria que nos oferecem continuamente". 

Aos políticos

"Quero encorajar os esforços que a sociedade brasileira tem feito para integrar todas as partes do seu corpo, incluindo as mais sofridas e necessitadas, através do combate à fome e à miséria. Nenhum esforço de “pacificação” será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma. Uma sociedade assim simplesmente empobrece a si mesma; antes, perde algo de essencial para si mesma. Não deixemos, não deixemos entrar no nosso coração a cultura do descartável! Não deixemos entrar no nosso coração a cultura do descartável, porque nós somos irmãos. Ninguém é descartável!"
"A liderança sabe escolher a mais justa entre as opções, após tê-las considerado, partindo da própria responsabilidade e do interesse pelo bem comum; esta é a forma para chegar ao centro dos males de uma sociedade e vencê-los com a ousadia de ações corajosas e livres".
“O futuro exige de nós uma visão humanista da economia e uma política que realize cada vez mais e melhor a participação das pessoas, evitando elitismos e erradicando a pobreza. Que ninguém fique privado do necessário, e que a todos sejam asseguradas dignidade, fraternidade e solidariedade: esta é a via a seguir”.
“É impossível imaginar um futuro para a sociedade, sem uma vigorosa contribuição das energias morais numa democracia que evite o risco de ficar fechada na pura lógica da representação dos interesses constituídos”.

Drogas

"É preciso estender a mão a quem vive em dificuldade, a quem caiu na dependência (das drogas), e dizer: 'Você pode se levantar, É possível,  se você quiser'."
Aos dependentes químicos em tratamento, o pontífice mandou um recado especial: "Você é o protagonista da sua vida. Vai encontrar sempre uma mão estendida, mas ninguém pode fazer a subida no seu lugar. Olhem para a frente com confiança. A travessia é longa e cansativa. Não deixem que lhes roubem a esperança. Tornemo-nos todos portadores de esperança". 
“Frequentemente, nas nossas sociedades, o que prevalece é o egoísmo. São tantos mercadores de morte que seguem a lógica do poder e do dinheiro, a todo custo. A chaga do tráfico de drogas que favorece a violência e que semeia a dor e a morte exige da inteira sociedade um ato de coragem. Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química”.

Ao clero

"Ajudemos os nossos jovens a descobrir a coragem e a alegria da fé".
"Permanecer com Cristo não significa exilar-se, mas sim ir ao encontro dos outros. (...) Ser missionário não significa necessariamente abandonar o país, família e os amigos. Pois Deus quer que sejamos missionários onde estamos. Ajudemos aos jovens a perceber que ser discípulo é consequência do ser batizado”.
"Não podemos ficar encerrados na paróquia, nas nossas comunidades, quando há tanta gente esperando o Evangelho! Não se trata simplesmente de abrir a porta para acolher, mas de sair pela porta fora para procurar e encontrar. Decididamente pensemos a pastoral a partir da periferia, daqueles que estão mais afastados, daqueles que habitualmente não freqüentam a paróquia. Também eles são convidados para a Mesa do Senhor".

"A Igreja deve sempre lembrar é que não pode afastar-se da simplicidade; caso contrário, desaprende a linguagem do Mistério. E não só ela fica fora da porta do Mistério, mas não consegue sequer entrar naqueles que pretendem da Igreja aquilo que não podem dar-se por si mesmos: o próprio Deus. Às vezes, perdemos aqueles que não nos entendem, porque desaprendemos a simplicidade, inclusive importando de fora uma racionalidade alheia ao nosso povo. Sem a gramática da simplicidade, a Igreja se priva das condições que tornam possível 'pescar' Deus nas águas profundas do seu Mistério."

Sobre os protestos no país

“Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade”.












Papa deixa cheques de 60 mil reais para favela e hospital

Rio de Janeiro

Arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta anunciou nesta segunda-feira as doações, que serão usadas para melhorias de Varginha e do centro de atendimento de dependentes químicos criado na Zona Norte da cidade

Fiéis lotam praia de Copacabana durante a JMJ 2013
Fiéis lotam praia de Copacabana durante a JMJ 2013 - Reuters

O papa Francisco deixou um cheque de 20 mil euros (cerca de 60 mil reais) para a população da favela da Varginha. Outro do mesmo valor foi encaminhado ao Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, onde uma ala para tratamento de dependentes químicos está sendo finalizada, para ficar como legado da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013) para o Rio de Janeiro. O anúncio da doação foi feito pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, em entrevista ao jornal RJTV, da Rede Globo.
Presidente do comitê organizador da Jornada, o COL, dom Orani disse que o encontro católico "superou as expectativas" e que o momento mais tenso foi a transferência dos dois últimos eventos de Guaratiba, na Zona Oeste, para a praia de Copacabana, na Zona Sul. "Era um sonho que tínhamos (fazer a vigília e a missa de encerramento no Campo da Fé, que se tornou um lamaçal). Os produtores ficaram chateados, mas existe um jeito brasileiro de resolver as coisas na última hora", afirmou o arcebispo.
(Com Estadão Conteúdo)

Robbie Williams - My Way [Royal Albert Hall]



Cielo fatura ouro nos 50m borboleta e é bi mundial

Natação

Felipe Lima foi bronze na final dos 100m peito no Mundial de Barcelona

O brasileiro Cesar Cielo venceu a prova dos 50 m borboleta, nesta segunda-feira (29), do Mundial de Natação de Barcelona
Cesar Cielo: favoritismo e medalha de ouro (Emilio Morenatti/AP)
Cesar Cielo venceu a prova de 50m nado borboleta, uma de suas especialidades, nesta segunda-feira, e garantiu a primeira medalha de ouro para o Brasil na natação no Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, na Espanha. Com o tempo de 23s01, Cielo se tornou bicampeão da categoria ao superar o americano Eugene Godsoe por apenas 0s04. O francês Frederick Bousquet ficou em terceiro, com o tempo de 23s11. Outro brasileiro, Nicholas Santos, terminou em quarto, com 23s21.
Também nesta segunda, Felipe Lima faturou uma medalha de bronze na final dos 100m peito, com o tempo de 59s65. O australiano Christian Sprenger foi o primeiro colocado, com 58s79, e Cameron van der Burgh, da África do Sul, conquistou o segundo lugar, com o tempo de 58s97. Esta é a primeira vez que Felipe sobe ao pódio em um Mundial.
Com as medalhas desta segunda-feira, o Brasil já soma sete no total nesta edição do Mundial. Antes, os atletas das maratonas aquáticas conquistaram um ouro,  duas pratas e dois bronzes, e terminaram a modalidade na primeira colocação.
(Com Estadão Conteúdo e agência Gazeta Press)

Wolverine líder Lidera Bilheteria no Brasil


Wolverine: líder de bilheteria
O novo filme da franquia X-Men foi o mais visto do fim de semana nos cinemas brasileiros.Wolverine Immortal teve público de 927 300 pessoas, mais do que o dobro alcançado pelo segundo colocado, Meu Malvado Favorito 2 (445 700 espectadores).
Minha Mãe é uma Peça ficou em terceiro lugar e está perto de alcançar a excepcional marca de 4 milhões de espectadores. A comédia com Paulo Gustavo foi assistida por 193 480 pessoas entre sexta-feira e domingo e comemora público de 3,86 milhões de espectadores após seis semanas em cartaz.
Por Lauro Jardim
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/cultura/wolverine-lidera-bilheteria-no-brasil/

As 20 cidades com melhor índice de desenvolvimento do país

São Caetano do Sul (SP)

Em primeiro lugar no ranking do IDHM está São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, com índice de 0,862

Águas de São Pedro (SP)

Também em São Paulo, Águas de São Pedro ficou em segundo lugar com o índice de 0,854

Florianópolis (SC)

A capital de Santa Catarina ficou na terceira colocação, com 0,847, no ranking de avaliação do IDHM

Vitória (ES)

Em quarto lugar, ficou a capital do Espírito Santo com o índice de 0,845

Balneário Camboriú (SC)

A cidade do litoral catarinense ficou empatada com Vitória, na quarta colocação, com a marca de 0,845 

Santos (SP)

Na sexta colocação, vem a cidade de Santos, no litoral paulista, com o índice de 0,840 

Niterói (RJ)

A cidade mais bem avaliada do estado do Rio de Janeiro foi Niterói, com índice 0,837, na sétima colocação do ranking IDHM 

Joaçaba (SC)

No interior catarinense, Joaçaba ficou em oitavo lugar com o índice de 0,827 

Brasília (DF)

Em nono lugar, vem a capital do Distrito Federal com a marca de 0,824

Curitiba (PR)

A capital do Paraná aparece na décima colocação do ranking IDHM com índice 0,823

Jundiaí (SP)

Em décimo primeiro colocado está Jundiaí, no interior de São Paulo, com o índice de 0,821

Valinhos (SP)

Também no interior de São Paulo, aparece Valinhos, com a marca de  0,819, na décima segunda colocação

Vinhedo (SP)

O décimo terceiro lugar ficou com Vinhedo, no interior paulista, com o índice de 0,817

Santo André (SP)

No ABC paulista, Santo André ocupa a décima quarta colocação com a marca de 0,815

Ilha Solteira (SP)


Araraquara (SP)

Também no décimo quarto lugar está Araraquara, no interior de São Paulo, com a pontuação de 0,815

Santana de Parnaíba (SP)

Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo, ficou com a décima sexta colocação, com 0,814, no ranking IDHM

Nova Lima (MG)

No estado de Minas Gerais, aparece Nova Lima na décima sétima colocação com a marca de 0,813

Ilha Solteira (SP)

No interior de São Paulo, Ilha Solteira ficou com a décima oitava colocação com a avaliação de 0,812

Americana (SP)

No décimo nono lugar, vem Americana, no interior de São Paulo, com a pontuação de 0,811

Belo Horizonte (MG)

 A capital mineira ocupou a vigésima colocação com a marca de 0,810

IDHM no Brasil avança 47,5% em 20 anos


Cidades

São Caetano é a cidade com maior índice; Educação se mantém como o principal desafio do país
Portal da cidade de São Caetano do Sul
São Caetano do Sul lidera o ranking do desenvolvimento humano no Brasil (Antonio Milena)
O Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil, divulgado nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), revela o avanço do Brasil nos últimos 20 anos, mas também um quadro em que a educação se mantém como o principal desafio do país. Entre 1991 e 2010, o índice geral cresceu 47,5% – de 0,493 para 0,727. Feito com base no IDH global, publicado anualmente pelo PNUD, esse índice é composto por três variáveis: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). O desempenho de uma determinada localidade é melhor quanto mais próximo o indicador for do número um.
A classificação do IDHM do Brasil mudou de “muito baixo” (0,493 em 1991) para “alto” (0,727 em 2010). É considerado “muito baixo” o IDHM inferior a 0,499, enquanto que a pesquisa chama de “alto” o indicador que varia de 0,700 a 0,799. Segundo os dados, 74% dos municípios brasileiros (4 122) estão com índices entre "médio" e "alto", e 25% deles (1 431) figuram nas faixas de "baixo" e "muito baixo".

Consulte o IDHM de sua cidade no site do Pnud
Apesar da evolução nesse quadro, a análise por regiões mostra que o Nordeste ainda tem a maioria de seus municípios no grupo de baixo desenvolvimento humano (61,3%, ou 1 099 cidades), enquanto no Norte eles somam 40,1% (180 municípios) nesta categoria. Pelos dados atuais, 44 municípios do Brasil fazem parte da faixa de “muito alto” desenvolvimento humano.
Encabeçando a lista está São Caetano, na Região Metropolitana de São Paulo, com o maior IDHM do país. No outro extremo está Melgaço, no Pará, com o pior índice.
Educação – O subíndice educação, uma das variáveis que compõem o IDHM, é o que mais puxa para baixo o desempenho do país. Em 2010, teve uma pontuação de 0,637, enquanto que os subíndices renda (0,739) e longevidade (0,816) alcançaram níveis maiores.
Embora seja o componente com pior marcação, foi na educação que mais houve avanço nas duas últimas décadas, ressaltaram os pesquisadores. Em 1991, tinha um IDHM 0,279, o que representa um salto de 128% se comparado à pontuação de 2010. "Saímos de um patamar muito baixo, mas a gente ainda não está bem. O IDHM educação é o que menos contribuiu e onde temos os maiores desafios para superar", avaliou Marco Aurélio Costa, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um dos parceiros na realização do estudo.
Longevidade –O componente da longevidade, por sua vez, que é calculado pela expectativa de vida da população ao nascer, é a área na qual o Brasil apresenta melhor pontuação. É o único componente que está na faixa classificada pela pesquisa como um IDHM “muito alto”, quando o índice ultrapassa 0,800. Desde 1991 como o subíndice mais bem avaliado, foi também na longevidade em que a variação ao longo dos últimos 20 anos foi menor. O IDHM longevidade era de 0,662 em 1991, de 0,727 em 2000 e de 0,816, em 2010.
Já a renda mensal per capita saltou 14,2% no período, o que corresponde a um ganho de 346,31 reais em 20 anos. As três instituições que elaboram o Atlas – PNUD, Ipea e Fundação João Pinheiro – ressaltam que 73% dos municípios avançaram acima do crescimento da média nacional. No entanto, há 11% de municípios com IDHM de renda superior ao do Brasil, "evidenciando a concentração de renda do país".

O deputado Romário dá mais uma dentro, ao denunciar a espantosa maracutaia tramada entre o governo e a CBF: um calote de 3 bilhões em todos nós, contribuintes


Deputado Romário, ministro do Esporte Aldo Rebelo e presidente da CBF José Maria Marin (Fotos: Lance!Press :: Roosewelt Pinheiro / EXAME.com :: Tom Dib)
O deputado Romário (PSB-RJ), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e presidente da CBF José Maria Marin: o Baixinho denunciou a armação para anistiar 3 bilhões de dívidas de clubes de futebol para com o governo (Fotos: Lance!Press :: Roosewelt Pinheiro / EXAME.com :: Tom Dib)
Artigo de Luiz Garcia, publicado no jornal O Globo
O GOL DE ROMÁRIO
Na terça-feira passada, Romário entrou em campo. Usava, se me permitem a pobreza da imagem, não as sandálias da humildade e da timidez, mas as chuteiras do artilheiro. E fez um gol de placa.
Denunciou ao plenário da Câmara um fato que muitos de seus colegas certamente ignoravam. E uns tantos outros fingiam ignorar — o que não é raro no mundo político. Por interesse direto, ou por contar que seus colegas façam o mesmo, quando for do seu interesse.
Romário simplesmente contou um episódio triste do mundo do futebol profissional.
Aqui vai: no último dia 9, ocorreu em Brasília um jantar no qual o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, foi recebido por um grupo de mais ou menos 25 deputados e senadores, para discutir um assunto que caridosamente podemos definir como cabeludo.
Ignoro, lamentavelmente, seus nomes e partidos. A opinião pública merecia conhecê-los.
Acontece, e a gente não sabia, que o Ministério do Esporte está preparando uma medida provisória que concederá anistia a dívidas de clubes de futebol do país inteiro, no valor de mais ou menos R$ 3 bilhões.
É a soma do que devem ao INSS, ao Imposto de Renda e ao Fundo de Garantia — que eles simplesmente, ousadamente, não pagaram nos últimos 20 anos.
É um dinheirão, que se explica pela soma dos juros ao longo desse tempão. Provavelmente, é o maior escândalo na história da cartolagem do esporte profissional brasileiro.
A anistia, segundo o nosso craque — que agiu com coragem e sem nada ganhar com isso, a não ser o ódio dos mandachuvas do esporte que é a paixão do povo brasileiro — está sendo preparada pelo Ministério do Esporte.
Em seu discurso-denúncia, Romário não revelou o que ficou acertado no jantar que reuniu o presidente da CBF e parlamentares. Ninguém falou em pagamento: discutiu-se apenas o encaminhamento da anistia.
É uma vergonha, como poucas as que temos conhecido na vida pública brasileira. E também, vale a pena repetir, um gol de placa do nosso artilheiro.

BB King 3 O'Clock Blues original 1950



Quando a música jamaicana encontra o jazz:

Ernest-Ranglin
Ernest Ranglin: jazz jamaicano (Foto: divulgação)
Por Daniel Setti
Realizado nos últimos dias 5 e 6 no belo Parc del Fòrum, em Barcelona, a sexta edição do festival Cruilla reuniu 31 mil pessoas. O eclético público, formado por desde crianças que pisavam pela primeira vez em um grande evento de música a animados cinquentões, passando por garotos com cabelo rastafari-mullet, pôde conferir uma também variada programação composta por 34 artistas.
Afinal, não é qualquer festival que se propõe a alternar a música festival dos Balcãs do sérvio Goran Bregović com o hip-hop comercial do americano Snoop Dogg ou o haitiano Wyclef Jean, tendo como outras posibilidades o glam rock dos ingleses do Suede, o “anti-folk” do veterano inglês Billy Bragg ou o indie rock da americana Cat Power. O Cruilla também se diferencia por seus preços baixíssimos (nos primeiros meses de venda, os pacotes com entradas para os dois dias saía por incríveis 25 euros).
Ernest Ranglin
Entre os melhores momentos esteve a apresentação do mítico guitarrista jamaicano Ernest Ranglin e seu quarteto. Aos 81 anos, Ranglin é um dos mais importantes e experimentados músicos oriundos da ilha caribenha em atividade. Foi escalado de última hora em subistuição a outro baluarte dos sons da Jamaica, Toots & The Maytals.
Dono de um estilo elegante e expressivo de certa forma semelhante ao de lendas do jazz como Wes Montgomery (1923-1968), Ranglin testemunhou, no decorrer de seus mais de 50 anos de carreira, praticamente todos os grandes acontecimentos da rica história da música jamaicana moderna: tocou e produziu para selos fundamentais como Studio One e Island, e colaborou com nomes transcendentais do porte de Skatalites, Prince Buster e Bob Marley.
Ranglin tem como marca registrada em seus trabalhos solos o híbrido entre jazz e ritmos jamaicanos, um estilo pouco difundido comercialmente, mas que cativa imediatamente ouvidos minimamente abertos. E foi este o tom de seu show no Cruilla, no qual mostrou estar em plena forma, a pesar da idade avançada. Infelizmente não há vídeos ou fotografias disponíveis desta performance em particular, mas no clipe abaixo, extraído do DVD Order of Distinction (2007), é bem possível ter uma ideia do talento deste “jovem”.
A faixa é “Satta Massagana”, de B. Collins, D. Manning e  L. Manning, lançada originalmente em 1976 no álbum homônimo do grupo de reggae Abyssinians. Ao piano temos o não menos lendário Monty Alexander, seu velho colaborador, também jamaicano.