segunda-feira 30 2016

Áudios revelam reunião de ministro da Transparência com Renan com críticas à Lava Jato

  Fabiano Silveira (esq) e Renan Calheiros (dir).
© Foto: Estadão Fabiano Silveira (esq) e Renan Calheiros (dir).
Novos áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado revelados neste domingo, 29, pelo Fantástico, da TV Globo, mostram o atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, quando ele ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em reuniões com Machado e o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) para discutir a operação e até sugerir estratégias de defesa.

Segundo a reportagem, cerca de três meses antes de assumir o cargo, Fabiano Silveira esteve em uma reunião na casa de Renan Calheiros, onde a Lava Jato foi amplamente discutida com investigados. Durante as tratativas do acordo de delação premiada, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse que no dia 24 de fevereiro deste ano foi à casa de Renan Calheiros para conversar, entre outras coisas, sobre, abres “as providências e ações que ele estava pensando acerca da operação Lava Jato”.
Participam da reunião, além dele e Renan Calheiros, Bruno Mendes, advogado ex-assessor de Renan, e Fabiano Silveira. Na prática, o atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, encarregado de combater a corrupção no governo federal, participou de uma conversa em que, segundo Sérgio Machado disse aos investigadores, foram feitas críticas à Lava Jato e à Justiça.
Além disso, segundo a reportagem, é possível entender que Fabiano orienta Renan e Sérgio Machado sobre como se comportar em relação à Procuradoria-Geral da República (PGR), que abriu 12 inquéritos contra o presidente do Senado na Lava Jato. A qualidade do áudio é ruim, há varias pessoas na sala, mas é possível identificar as vozes de Machado, de Renan Calheiros, de Fabiano e de Bruno Mendes.
O PRIMEIRO TRECHO:
“MACHADO: Esse foi o motivo, Fabiano… (inaudível). As explicações que estão aí, você vê que são todas contundentes.
BRUNO: Tudo que eles falam, p****, a imprensa só dá… Rapaz, você acredita que os caras tinham a cara de pau de dizer no noticiário que o (inaudível) ia ser julgado? (inaudível)
Em seguida, Fabiano faz um comentário sobre a situação de Sérgio Machado e diz que ele deve procurar o relator da medida cautelar para prestar esclarecimentos.
FABIANO: Eu concordo com a sua condição de, tendo sido objeto de uma medida cautelar, simplesmente, não… Dizer assim: ‘olha, não é comigo isso…’ acho que tem que dizer, tem que se dirigir ao relator prestando alguns esclarecimentos, é verdade.
MACHADO: Sobretudo Fabiano… Não tem nada.
BRUNO: Nós não temos um movimento pra fazer agora.”
Em outro momento da conversa, o presidente do Senado demonstra preocupação com um recibo que estaria sob investigação da PGR a partir das delações da operação e que faz parte de um dos inquéritos aos quais Renan responde no STF.
“RENAN: Cuidado, Fabiano! Esse negócio do recibo… Isso me preocupa pra c******. (…)
MACHADO: Eles me botaram num processo lá de 800 mil que o Youssef tinha dito que era pra… (inaudível) estaleiro. Que eles estão de acordo se tem certeza que era pra você (inaudível).
(voz não identificada): Yousseff disse?

MACHADO: Não. Da conclusão eles entendem que… (inaudível)”
Com o avanço do diálogo, Fabiano discute com eles a estratégia de defesa de Machado e Renan nesse caso. Fabiano, segundo a reportagem, aconselha Renan dizendo que, aparentemente, ele não deve entregar uma versão dos fatos, pois isso daria à Procuradoria condições de rebater detalhes da defesa.
“FABIANO: A única ressalva que eu faria é a seguinte: está entregando já a sua versão pros caras da… PGR, né. Entendeu? Presidente, porque tem uns detalhes aqui que eles… (inaudível) Eles não terão condição, mas quando você coloca aqui, eles vão querer rebater os detalhes que colocou. (inaudível)”
Mais à frente, Fabiano chega a fazer críticas à condução da investigação pela PGR e diz que Janot e os procuradores estão “perdidos”.
“MACHADO: Diz que o… Janot não sabe nada. O Janot só faz… (inaudível) cada processo tem um procurador.
FABIANO: Eles estão perdidos nesta questão.
(…)
MACHADO: A última informação que vocês têm, não tem nada, não apuraram nada até hoje, é isso?

FABIANO: não.
(voz não identificada): É a última informação, né? (inaudível). Eles, desde o início, Sérgio, eles estão jogando verde para colher maduro. O cara fala: ‘eu não conheço o Renan’… (inaudível).
FABIANO: Eles foram lá buscar o limão e saiu uma limonada.”
Ainda segundo a reportagem, em outra conversa, em 11 de março, sem a presença de Fabiano, Renan e Machado comentam a atuação do atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, que teria ido falar com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, depois da reunião que tiveram em 24 de fevereiro.
De acordo com o Fantástico, Fabiano procurou diversas vezes integrantes da força-tarefa da Lava Jato para tentar obter informações de inquéritos contra Renan. E saía de lá com informações evasivas, que eram comemoradas por Renan. Nesta conversa, Renan disse que alguém na Procuradoria nada tinha achado contra ele e que tinha classificado o presidente do Senado de “gênio”.
“RENAN: Ele disse ao Fabiano: ‘Ó, o Renan… Se o Senan tiver feito alguma coisa que eu não sei… Mas esse cara, p****, é um gênio, usou essa expressão. ‘Porque nós não achamos nada’.
MACHADO: Já procuraram tudo.
RENAN: Tudo.”
COM A PALAVRA, AS DEFESAS:
Por meio de nota encaminhada à TV Globo, Fabiano disse que esteve “de passagem” na residência oficial do Senado, mas que não sabia da presença de Sérgio Machado. Ele disse, ainda, que não tem nem nunca teve nenhuma relação com Sérgio Machado. Segundo Fabiano, ele esteve “involuntariamente”, em uma conversa informal, e jamais fez gestões ou intercedeu junto a instituições públicas em favor de terceiros.
A defesa do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, disse à TV Glovo que não pode se manifestar por causa do sigilo da delação premiada.
O presidente do senado, Renan Calheiros, do PMDB não respondeu aos contatos da TV Globo.
O presidente em exercício, Michel Temer, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não quiseram comentar, segundo a TV Globo.
http://www.msn.com/pt-br/noticias/crise-politica/%C3%A1udios-revelam-reuni%C3%A3o-de-ministro-da-transpar%C3%AAncia-com-renan-com-cr%C3%ADticas-%C3%A0-lava-jato/ar-BBtD5ZS?li=AAggXC1&ocid=SK2MDHP 

The Doors - Touch Me (Live)