quinta-feira 02 2014

INSS começa a pagar nesta quinta-feira os benefícios acima de um mínimo

Por InfoMoney, InfoMoney
Recebem hoje os segurados com cartões de pagamento com final 1 e 6; calendário prossegue até o dia 8

SÃO PAULO - O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta quinta-feira (2) os benefícios para quem ganha acima de um salário mínimo. Nesta data, recebem os segurados com cartões de pagamento com final números 1 e 6.
Já os pagamentos aos aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo estão ocorrendo desde o último dia 24. Veja o cronograma detalhado abaixo para os pagamentos dos benefícios.
Final do Benefício (acima de 1 salário mínimo)Data do Pagamento
1 e 602/01
2 e 703/01
3 e 806/01
4 e 907/01
5 e 008/01
Final do Benefício (até 1 salário mínimo)Data do Pagamento
Fonte: Previdência Social
123/12
224/12
326/12
427/12
530/12
602/01
703/01
806/01
907/01
008/01
Cuidados especiais
Na época do pagamento dos benefícios, aposentados e pensionistas devem tomar cuidados especiais. Para aqueles que pensam que os golpes só acontecem quando estão na fila dos bancos, é preciso mais atenção.
Isso porque os golpistas já utilizam telefonemas e até visitas às casas dos beneficiários para conseguir o dinheiro. Para que as pessoas não caiam em armadilhas, o INSS dá algumas orientações:
Cartão
O cartão da aposentadoria é a garantia de que o aposentado ou pensionista receberá o benefício. Por isso, o cuidado com o plástico deve ser extremo e a senha deve ser a mais segura e menos óbvia possível, para que você não a esqueça e ninguém consiga decifrá-la.
Caso ocorra a perda ou o roubo do cartão, avise imediatamente o INSS, o banco responsável e a polícia. Lembre-se também de solicitar seu cancelamento imediato.
Terceiros
Como existem segurados que não têm condições de ir à agência bancária para sacar o dinheiro, o mais indicado é escolher apenas uma pessoa de extrema confiança.
Para não correr o risco de cair em golpes, nunca aceite ajuda ou oferta de vantagem de terceiros, mesmo que estas pareçam atrativas. Caso tenha dúvidas, vá até uma agência do INSS.
Abordagem
Algumas pessoas se passam por servidores do INSS e oferecem ajuda para requerer um benefício ou conseguir reajuste. Por isso, é preciso estar atento ao ser abordado por qualquer pessoa, até mesmo para uma conversa.
Como alguns golpes acontecem nas filas dos bancos e agências do INSS, o beneficiário deve evitar conversar com estranhos e ir sozinho sacar o dinheiro. Caso seja abordado por alguém em sua casa ou nas agências, denuncie.

POLÍTICA PARA NÃO SER IDIOTA - Mário Sérgio Cortella



A Elisa testou uma aula que promete queimar muita caloria em apenas 20 minutos

A aula é curta, mas o trabalho (e a queima calórica) é intensa
Experimentei uma nova aula que está sendo inserida agora na grade da Bodytech, a "20 minute Workout". O nome já diz tudo né? 20 minutos mega intensos de exercícios! A única coisa que você precisa pra fazer a aula é seu corpo (e o peso todo dele!) e um colchonete. Você treina ao mesmo tempo cardio e músculos, então prepare-se pra suar muito!
Eu não estou aí na foto, gente! Mas juro que cheguei até o fim da aula...
A aula é toda cronometrada, tem de 30 a 120 segundos de exercício intenso que são intercalados com intervalos curtinhos de tempo pra descansar. Esse exercício é recomendado pra quem quer perder peso e melhorar o condicionamento físico, além de ficar tonificada. O grande diferencial é que, por ser um exercício que acelera muito o corpo, demora pra ele "voltar ao normal" o que deixa seu metabolismo mais acelerado e você gasta mais calorias ao longo do dia. Mágico né?
Os exercícios do 20 minute Workout podem ser adaptados para os níveis fácil, intermediário e avançado (o professor sempre mostra as três opções e você escolhe qual fazer) e não tem contraindicação. Mas não recomendo essa aula pra quem está totalmente sedentário, eu sofri pra conseguir acompanhar e no final da aula minha pressão caiu. :(
Depois fiquei dolorida nos braços e principalmente nas pernas, mas toparia o desafio de fazer de novo! Fiquei o dia inteiro pilhada, mesmo tendo passado mal no final! Ahahah
Onde testou: academia Body Tech, do Shopping Eldorado, em São Paulo
Duração da aula: 20 minutos.
Benefícios: é uma aula de localizada e aeróbico, tudo junto. Ou seja, trabalha a musculatura de todo o corpo e ainda queima muitas calorias
Média de queima calórica: 200 calorias por aula
Indicado para... quem tem preparo físico e preguiça para fazer treinos longos

6 dicas para deixar seus pés lisinhos!

Foto: Dedoc/ Capricho
Chinelos e rasteirinhas colocam em evidência uma parte do seu corpo que estava bem guardada durante o inverno: seus pés. Os calcanhares ficam, então, mais expostos ao atrito, ao tempo e à poeira bem na época em que eles precisam estar mais lindos!
Para exibir os pesinhos sem passar vergonha, siga os passos abaixo:
1. Hidrate, hidrate e hidrateAo menos uma vez por dia, passe um creme próprio para os pés ou hidratantes potentes, que contenham ureia ou ácido lático. Aproveite especialmente o momento pós-banho, momento em que a pele absorve melhor os hidratantes”.
2Exfolie a pele uma vez por semanaCremes esfoliantes ou lixa retira aquela camada feia de células já mortas (não se preocupe: lixar o pé uma vez por semana não engrossa a pele). A areia da praia também esfolia os pés. Por isso, aproveite!
3. Vá ao podologistaEm casos mais dramáticos, esse especialista em pés pode dar um trato mais potente. Além de tratar unhas encravadas, o podologista tem aparelhos específicos para lixar calos nos dedos e na sola dos pés. Ele ainda trata as cutículas, hidratando-as, e pode te ajudar a identificar problemas nessa parte do corpo (exemplo: você precisa usar palmilhas porque pisa errado). Depois disso tudo, vai ser mais fácil manter os pés em ordem.
4. Evite sapatos muito apertadosEles apertam os dedos e o calcanhar e esse atrito favorece a formação de calos.
5. Fuja do chuveiro quenteA água quente resseca a pele. E, com o calor desses dias, água quente pra que, certo?
6. Faça pedicure a cada 15 diasEm casa ou no salão, o que não dá é pra ficar com as cutículas feias e esmalte descascando… Se não gostar de alicate, invista em cremes específicos para a cutícula, que evitam que ela fique muito ressecada.

O vestido tubinho ficou mais largo e ganhou o nome de shift dress

As famosas já levaram a peça para o guarda-roupa. Leve você também!
vestido tubinho é um clássico que foi eternizado por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo, dos anos 60. No longa, ela usa um modelo Givenchy longo que virou febre. Na década de 90, a peça voltou com tudo, só que mais justa e curtinha - a ex-spice girl Victoria Beckhamfez dele sua marca registrada.
Audrey Hepburn e Victoria Beckham: tubinho nos anos 60 e nos 90
Em 2013, o vestido entra em cena de novo com o nome de shift dress. O corte reto e sequinho continua o mesmo, mas agora ele está mais soltinho - ou seja: perfeito para quem não curte peças apertadas. Brinque com o comprimento, acima dos joelhos ou mais curto, e se jogue nesta tendência. Inspire-se nas escolhas incríveis das famosas.       
Detalhes de peso
Os modelos monocromáticos seguem firmes e fortes, mas tente animá-los com alguns detalhes. Anne Hathaway apostou na faixa transparente. Amanda Seyfried acrescentou bordados dourados e Alexa Chung usou aplicações em preto.
Manga também pode!
Em geral, quando falamos de tubinho, logo pensamos em vestidos sem mangas. Mas elas são até bem-vindas viu! Christa B. Allen apostou na versão comprida. A mesma coisa fez Emma Stone - as dela, porém, se destacam pelo volume. Emma Watson foi na manga curta e no ombro à mostra e arrasou.
Puro glamour
As versões brilhosas são ótimas para a noite, não? Experimente aplicações mil, como Vanessa Hudgens, fique no preto e branco discreto, à la Emma Roberts, ou aposte no mix de cores e brilho, igual a Jenna Ushkowitz.
Dá-lhe estampa!
verão é a melhor época do ano para investir nelas! Ashley Madekwe não teve medo e usou uma bem exibida. Peyton List fez o estilo mais clássico e Jamie Chung ainda turbinou o desenho com a transparência no decote.
Shift dress neste verão: sim ou claro?

Tudo que você precisa saber antes de comprar um jeans novo


Aprenda como a peça pode valorizar seu corpo e acerte no investimento
Fala a verdade: não é uma delícia levar uma calça jeans nova para o armário? Este é o tipo de roupa que a gente usa em qualquer lugar e em qualquer época do ano - mais versátil impossível! Mas, para ser a peça do nosso <3 meeesmo, ela tem que valorizar o que temos de melhor no nosso corpo. O que você quer ressaltar? E camuflar? Faça essa pergunta para si mesma e encontre a resposta aqui embaixo!   

Como fazer minha cintura parecer mais fina?
Invista nas calças altas, como Emma Roberts e Victoria Beckham - combine-as com uma blusa larguinha e sua silhueta vai parecer ainda mais acinturada. Se a peça também tiver bocas largas, o corpo ganha volume na parte de baixo e a cintura "afina" um pouco mais. 

Fotos: Getty Images, Reprodução Just Jared e Reprodução Lookbook

Consigo deixar a perna mais fina?
Sim. O segredo é fazer como Kristen Stewart e investir em jeans escuros e com lavagens pouco chamativas. Truque extra: os cortes retos, iguais aos de Rachel Bilson e Shay Mitchell, também ajudam, pois equilibram o volume das coxas. Curte mais calças justas, tipo skinny ou jegging (a skinny mais molinha)? Ok, mas, neste caso, o ideal é evitar blusas muito curtas.

Fotos: Reprodução Just Jared

Quero dar a impressão de que minha perna é mais grossa
Você usa a mesma lógica da perna mais fina, ou seja, investe nas calças claras, à la Bella Thorne. Aplicações nos bolsos laterais e lavagens mais exibidas (olha a estampa de leopardo da Miranda Kerr) são bem-vindas. Calça larguinha, tipo boyfriend, funciona súper, mas não exagere na dose. Suas pernas podem acabar perdidas no meio de tanto jeans. Inspire-se comRosie Huntington-Whiteley.   

Fotos: Reprodução Just Jared

Como alongar as pernas?
Vá nos jeans escuros e clássicos, sem lavagens. Detalhes verticais, como uma costura mais chamativa, dão a ilusão de que a perna é mais longa, viu! Prefira a boca reta ou faça comoHayden Panettiere e se jogue na bootcut (aquela que é um pouco mais larga na canela, para usar com botas). Um bom salto alto, independentemente do modelo escolhido, também dá uma força né, Jessica Alba?

Fotos: Reprodução Just Jared e Reprodução Lookbook

Quero disfarçar o quadril largo
Então aproveite que o modelo flare (com a boca largona) está em alta! Ele ajuda a equilibrar as proporções do corpo. Combinar a peça com saltos evita que ela achate a silhueta. Vanessa HudgensKim Kardashian e Jennifer Lawrence já aderiram.

Fotos: Reprodução Just Jared

Útima dica: conforto precisa ser a palavra de ordem sempre. Passar o dia encanada com a calça que abaixa demais na hora em que a gente senta, se sentir sufocada com uma peça muito apertada ou não ficar à vontade por qualquer outro motivo não rola!

Ano de 2013 é o sétimo mais quente até agora, diz ONU

Clima

Para Nações Unidas, é provável que este ano termine entre os dez mais quentes desde o início dos registros, em 1850

Aquecimento global: os primeiros nove meses deste ano empataram com o mesmo período de 2003, como o sétimo mais quente
Aquecimento global: os primeiros nove meses deste ano empataram com o mesmo período de 2003, como o sétimo mais quente (AFP)
Com base nas temperaturas registradas de janeiro a setembro, o ano de 2013 já é o sétimo mais quente desde 1850, quando foram iniciadas as medições do tipo. É o que informa nesta quarta-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU). Em nove meses, a temperatura global na superfície da terra e dos oceanos ficou 0,48ºC acima do valor encontrado entre 1961 e 1990.
Para a OMM, é provável que 2013 termine entre os dez anos mais quentes em registro desde 1850 - e com tendência para episódios climáticos extremos, como o tufão Haiyan nas Filipinas, agravados pelo aumento do nível do mar.  "Este ano, mais uma vez, dá continuidade à tendência de longo prazo em direção a temperaturas mais altas causadas pelo aquecimento global”, disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, em comunicado. Entre os episódios extremos deste ano estão ainda ondas de calor recorde na Austrália e enchentes do Sudão à Europa. No Japão, foi registrado o verão mais quente da história.
Nível do mar – Apesar de fenômenos como o Haiyan não poderem ser diretamente atribuídos aos efeitos das mudanças climáticas, Jarraud ressalta que a elevação do nível do mar torna as populações costeiras mais vulneráveis a tempestades. “Vimos isso com consequências trágicas nas Filipinas", disse o secretário. Os mares subiram cerca de 20 centímetros no século passado.
Aparentemente na contramão da tendência de aquecimento, o gelo no mar ao redor da Antártida expandiu a um tamanho recorde. Mas, segundo a OMM, os padrões de ventos e correntes oceânicas tendem a isolar a Antártida da tendência global, mantendo-a fria.
Até o início de novembro de 2013, foram registrados 86 ciclones tropicais, número próximo da média entre 1981 e 2010 de 89 tempestades, informou a agência.


(Com Reuters)

Helicóptero resgata 52 pessoas de navio russo encalhado

Polo Sul

Há ainda 22 tripulantes no navio Akademik. Eles permanecerão na embarcação

Helicóptero desembarca os primeiros resgatados do navio russo Akademik
Helicóptero desembarca os primeiros resgatados do navio russo Akademik  - Andrew Peacock/AFP

Tripulantes tentam quebrar neve ao redor do navio russo russo MV Akademik Shokalskiy, na Antártida
Tripulantes tentam quebrar neve ao redor do navio russo russo MV Akademik Shokalskiy, na Antártida - Andrew Peacock/AFP

Tripulação do navio MV Akademik Shokalskiy, que segue preso no gelo da Antártida, grava vídeo com uma mensagem de Ano Novo. O mau tempo na região tem dificultado as operações de resgate
Tripulação do navio MV Akademik Shokalskiy, que segue preso no gelo da Antártida, grava vídeo com uma mensagem de Ano Novo. O mau tempo na região tem dificultado as operações de resgate  - Andrew Peacock/www.footloosefotography.com/AFP

Uma tempestade de neve suspendeu a tentativa de um quebra-gelo australiano desencalhar o navio russo MV Akademik Shokalskiy preso no gelo na Antártida
Uma tempestade de neve suspendeu a tentativa de um quebra-gelo australiano desencalhar o navio russo MV Akademik Shokalskiy preso no gelo na Antártida - Andrew Peacock/Reuters

Pinguim fotografado próximo ao Navio russo Akademik Shokalskiy que segue preso no entre blocos de gelo na Antártica
Pinguim fotografado próximo ao Navio russo Akademik Shokalskiy que segue preso no entre blocos de gelo na Antártica - Andrew Peacock / www.footloosefotography.com/AFP

Navio está preso desde 24 de dezembro, véspera de Natal, com 74 pessoas à bordo
Navio está preso desde 24 de dezembro, véspera de Natal, com 74 pessoas à bordo - Australasian Antarctic Expedition/Andrew Peacock/AP

Navio russo MV Akademik Shokalskiy preso no gelo da Antártida
Navio russo MV Akademik Shokalskiy preso no gelo da Antártida - Australasian Antarctic Expedition/Andrew Peacock/AFP


Um helicóptero resgatou nesta quinta-feira os 52 passageiros, das 74 pessoas a bordo, do navio russo encalhado no gelo na Antártida. Eles foram levados para um navio seguro, informaram autoridades australianas, que estão coordenando os esforços de resgate. “Estamos fora! Um enorme obrigado a todos”, tuitou Chris Turney, professor australiano que estava entre o grupo de cientistas, jornalistas e turistas presos no navio Akademik há mais de uma semana.
O plano elaborado pelas autoridades australianas prevê a utilização do helicóptero de um navio chinês "quebra-gelo" (preparado para navegar em águas congeladas) para resgatar os 52 cientistas e turistas a bordo, uma dúzia por vez, em uma operação com duração de cinco horas. Todos os 22 membros da tripulação devem continuar no navio.

A partir do momento em que todos os passageiros estiveram em segurança a bordo do navio australiano Aurora Australis, eles partirão para uma viagem de “semanas” rumo ao porto australiano de Hobart, disse John Young, da Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA, na sigla em inglês). “A previsão de chegada é para meados de janeiro, este é nosso melhor palpite”, disse Young em entrevista.  O navio australiano deve ainda completar uma missão de reabastecimento da Estação Casey, uma base australiana na Antártida, antes de fazer o seu caminho para Hobart.
Enquanto isso, o capitão do Akademik decidiu manter os 22 tripulantes russos a bordo do navio encalhado até que o bloco de gelo, eventualmente, se rompa e permita que a embarcação se mova novamente, disse Young. O navio tem suprimentos suficientes para manter a tripulação por "um tempo muito longo", disse Young.
O resgate é o mais recente capítulo de uma saga que começou véspera de Natal, depois que o russo de bandeira MV Akademik Shokalskiy ficou preso no gelo. O helicóptero foi a opção escolhida depois de uma tentativa frustrada de resgate feita pelo navio chinês "quebra-gelo". O navio Xue Long avançou até 6 milhas náuticas (11,1 quilômetros) da embarcação presa antes de ser interrompido pelo gelo espesso.
Antes do navio chinês, o Aurora Australis já tinha tentado e desistido de completar o resgate por causa do mau tempo. No fim de semana, um navio francês quebra-gelo também fracassou na tentativa de chegar próximo ao Akademik.
A expedição – Liderada pelo professor Chris Turney, a expedição pela Antártida, que deveria avaliar os efeitos das mudanças climáticas na região, começou no dia 27 de novembro. A segunda e atual etapa da viagem começou em 8 de dezembro e estava agendada para ser concluída com um retorno à Nova Zelândia no sábado. Turney, professor de mudanças climáticas da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, disse que o navio foi cercado por gelo de quase 10 pés (3 metros) de espessura.

Goji Berry – superfruta aliada nas dietas de emagrecimento


gojy
Final de ano. Tempo de definição de novas metas. Emagrecer é quase que a meta número um para a maioria das pessoas. A goji berry (Lycium barbarum) é uma fruta pouco conhecida, mas já aparece nas dietas de emagrecimento. A fruta é pequena, de coloração laranja ou vermelho-alaranjado. Originária das regiões tibetanas e mongóis, essa fruta é comumente cultivada e consumida na Ásia,  no Oriente Médio, na Grã-Bretanha e na América do Norte, e nos últimos anos ganhou atenção também no Brasil. A superfruta, de sabor azedo, é fonte de nutrientes (vitamina C, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, zinco, sódio, fibras e antioxidantes), além de ter baixo valor calórico (aproximadamente 50 calorias em 1 colher de sopa), o que torna o alimento um aliado na busca do peso ideal. A goji berry é fonte dos fitoquímicos betacaroteno e zeaxantina, que atuam positivamente na saúde ocular, favorecendo a visão.
O conteúdo nutricional da fruta tem chamado a atenção de pesquisadores nos últimos anos. A revista Nutrition research publicou  em 2009 um estudo feito com 50 indivíduos saudáveis (com idade entre 55 a 72 anos) durante 30 dias. A pesquisa indica que o suco de goji berry oferecido à população estudada, melhorou a capacidade antioxidante do organismo. O efeito antioxidante é benéfico, especialmente no combate à ação prejudicial dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento precoce e participam do desenvolvimento de algumas doenças crônicas.
Onde comprar:
A fruta pode ser encontrada em lojas de produtos orientais ou naturais e também em alguns supermercados.
Sugestões de uso:
- A fruta pode ser consumida crua, desidratada (passas), em sucos ou chás ou ainda em pó.
- A fruta seca, poderá ser lavada e hidratada (deixada de molho na água por 15 minutos) antes de consumir, para ficar mais macia.
- A goji berry em passas pode ser consumida pura, como lanche no meio da manhã ou à tarde, ou servida com cereais, iogurte, açaí e sorvete.
- Pode-se misturar a goji com outras frutas secas ou passas.
- Pode ser servida em preparações salgadas (ensopados ou assados).
Atenção:
- É recomendável a orientação do seu médico ou nutricionista, antes de aderir à suplementação nutricional (de qualquer alimento ou nutriente).
- Identificou-se o risco de reação alérgica em indivíduos que apresentam alergia ao látex e consomem a fruta goji berry. Assim, na presença de alergias, especialmente ao látex, consulte o seu médico antes de iniciar o consumo dessa fruta.
É importante lembrar que não devemos supervalorizar um alimento. A goji berry poderá compor um cardápio equilibrado e balanceado, com a oferta de outras frutas, feijões, sementes, castanhas, hortaliças, carnes e laticínios magros e cereais integrais. A prática regular de atividade física regular também é fundamental para os benefícios à saúde e favorece o emagrecimento saudável.

A reinvenção das vinícolas do País

 Por Redação

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes


Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

Vinícola Rio Sol, em Petrolina (PE). A emergência da região do Vale do Rio São Francisco como uma relevante produtora no Brasil reflete uma lenta (porém visível) mudança no padrão de produção e consumo de vinhos do País

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

Números mostram que a tendência de longo prazo é a substituição dos vinhos populares - feitos com uvas comuns, produzidas para o consumo in natura - pelas opções finas, produzidas a partir de uvas viníferas conhecidas, como cabernet, shiraz e malbec.

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

No Brasil, o cenário se mostra especialmente promissor para os espumantes - justamente o segmento em que as vinícolas do Vale do Rio São Francisco estão se especializando.

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

Apesar de o consumo de espumantes ainda ser baixo no País, os números mostram que, no longo prazo, o mercado cresceu de forma relevante.

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

André Arruda, diretor da Vinícola Santa Maria.

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

Considerados os dados de janeiro a setembro, as vendas de espumantes em volume acumularam alta de 52% desde 2009, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) que compilam os dados de produção no Rio Grande do Sul, que concentra 90% das vinícolas brasileiras

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

O mercado de vinhos brasileiro ainda é dominado principalmente por pequenas e médias empresas, quase sempre de origem familiar. Com mais de cem anos de história, a vinícola gaúcha Miolo, uma das marcas mais tradicionais do País, faturou menos de R$ 130 milhões no ano passado. Para crescer, a companhia atraiu investidores externos com interesse pessoal em vinhos.

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

engarrafamento de espumante Rio Sol, da Vinícola Santa Maria. O grupo português Dão Sul, dono da marca, tem faturamento total de R$ 70 milhões.

Gastronomia: tendências para 2014

Por Redação

Simplificação do serviço será a tônica nos restaurantes; veja seis apostas para este ano


Simplificação do serviço será a tônica nos restaurantes; veja seis apostas para este ano - 1 (© Tiago Queiroz Estadão)

Mesas sem toalha, um garçom no salão em vez de cinco, cardápio reduzido: o paulistano, acostumado ao paparico serviçal no restaurante, vai ter de encarar esse novo tipo de serviço, mais simples e informal. Chefs e restaurateurs consultados pelo Paladar apontam esse movimento como incontornável para 2014. É para driblar a tendência de aumento dos preços que gerou insatisfação em 2013.

Simplificação do serviço será a tônica nos restaurantes; veja seis apostas para este ano - 1 (© Tiago Queiroz Estadão)

Se os dois últimos anos foram marcados pela aproximação de chefs e produtores, 2014 verá brotar uma parceira ainda maior entre eles. O objetivo de alguns chefs é ir mais longe: interferir na produção para aprimorar o que vai à cozinha, além de rastrear o produto, saber como é cultivado e consumido pelos nativos, o que já vem sendo feito.

Simplificação do serviço será a tônica nos restaurantes; veja seis apostas para este ano - 1 (© Tiago Queiroz Estadão)

Os últimos meses de 2013 já deram sinais de que, em 2014, a branquinha vai brilhar. Séries especiais, antigos produtos repaginados, além de lançamentos no mercado garantem: em ano de Copa do Mundo, a cachaça vai protagonizar no balcão. Entre especialistas do setor, nada de esperar o carnaval passar. Entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro, será realizada a primeira degustação às cegas de cachaça com o objetivo de pontuar e ranquear a bebida.

Simplificação do serviço será a tônica nos restaurantes; veja seis apostas para este ano - 1 (© Tiago Queiroz Estadão)

Diante da explosão de cervejas, cervejeiros e cervejarias brasileiras, para onde mais pode ir a bebida? Para aquela que é tida como a última barreira: os restaurantes. A aposta é que a cerveja conquiste espaço no território hoje praticamente dominado pelo vinho. É comum ver, em bons restaurantes, poucas opções de cervejas. 'A gente acredita que isso vai mudar. É uma barreira que queremos transpor', diz Alejando Winocur, diretor da cervejaria paranaense Way.

Simplificação do serviço será a tônica nos restaurantes; veja seis apostas para este ano - 1 (© Tiago Queiroz Estadão)

Simplificado sem ser simplista, assim deverá ser o ano do café segundo especialistas ouvidos pelo Paladar, que apostam na queda da afetação em torno da bebida. Para o barista Leo Moço 'é o sabor que será explorado. É o sabor que vai dominar'. O coador, redescoberto em 2013, deve se espalhar ainda mais. No lugar de novos métodos para extrair a bebida, as técnicas já disponíveis deverão ser mais exploradas. 'Muita gente não entendeu as técnicas direito, e o cliente que pague a mais por isso', diz.

Simplificação do serviço será a tônica nos restaurantes; veja seis apostas para este ano - 1 (© Tiago Queiroz Estadão)

Com a sanção da lei que libera a venda de comida na rua em São Paulo, a tendência é que a oferta seja ampliada. Alguns restaurantes já anunciaram projetos de lançar food trucks. Henrique Fogaça e Checho Gonzales (da pioneira feira O Mercado), além dos chefs Raphael Despirite, do Marcel, e Marcio Silva e Jorge Gonzáles, do Buzina Food Truck, são apenas alguns dos que devem ir para as ruas cozinhar.


Mercadão vira ‘praia’ da capital


Quem não desceu saiu da capital paulista, encontrou sua "praia" no centro


Quem não desceu saiu da capital paulista, encontrou sua "praia" no centro - 1 (© Nilton Fukuda Estadão)

O movimento nos corredores do Mercado Municipal de São Paulo surpreendeu os comerciantes na semana do ano novo.

Quem não desceu saiu da capital paulista, encontrou sua "praia" no centro - 1 (© Nilton Fukuda Estadão)

'Nós esperávamos um bom movimento, mas extrapolou todas as nossas expectativas. Acho que quem não pôde ir à praia veio ao mercadão', brincou Damião Alencar, dono de uma das padarias no local.

Quem não desceu saiu da capital paulista, encontrou sua "praia" no centro - 1 (© Nilton Fukuda Estadão)

'Fizemos isso também no ano passado. O que dá o 'gás' para a corrida é essa confraternização aqui no dia anterior', diz a professora em uma mesa com pastéis de bacalhau, cervejas e calabresas temperadas.

Quem não desceu saiu da capital paulista, encontrou sua "praia" no centro - 1 (© Nilton Fukuda Estadão)

Enquanto a maioria das pessoas aproveitava o passeio, o vendedor Victor Batista, de 17 anos, viu a possibilidade de acabar o ano bem. 'Hoje (ontem), foi melhor do que no Natal. Para se ter uma ideia, vendi R$ 8 mil em frutas. Só eu.' De acordo com Batista, a fruta mais vendida foi romã.

Calor no Rio chegou a quase 40 graus no 1º dia de 2014

Por estadao.com.br
Temperatura máxima registrada na cidade foi de 39,2 graus

Calor no Rio chegou a quase 40 graus no 1º dia de 2014
"Temperatura chegou aos 39,2 graus"
Com sol e calor típicos do verão, as praias do Rio ficaram lotadas de cariocas e turistas no primeiro dia do ano. A temperatura máxima na cidade nesta quarta-feira, 01, foi de 39,2 graus Celsius, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar do clima ideal para a praia, uma mancha marrom-clara foi observada nas águas das praias da zona sul, entre Leme e São Conrado. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) analisará nesta quinta-feira, 02, amostras de água para identificar a origem da mancha.

Airbag em carro novo já é obrigatório

 Por RENATA VERÍSSIMO, estadao.com.br
Todos os automóveis fabricados no Brasil terão que sair das fábricas com o ítem a partir desta quarta-feira

A partir desta quarta-feira, 01, todos os automóveis fabricados no Brasil terão que sair das fábricas com airbag e sistema de freios ABS. Estes itens passaram a ser obrigatórios e não podem mais serem vendidos como opcionais. A medida cumpre uma determinação aprovada em 2009 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O porcentual de carros novos com esses itens aumentou gradualmente desde 2010 até chegar aos 100% neste ano.
Junto com a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), também a partir desse mês, a inclusão desses mecanismos de segurança deve aumentar o preço dos automóveis. O ministro da Fazenda Guido Mantega, já previu que o preço dos carros populares deverá subir de 4% a 8%, como repasse dos custos. A Associação Nacional dos Fabricantes de veículos Automotores (Anfavea) estimou que o valor da instalação dos equipamentos seria de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil nos carros que ainda não possuíam os itens.
Temendo um impacto grande na inflação com o reajuste das tabelas nas concessionárias, o ministro Mantega cogitou adiar a entrada em vigor da obrigatoriedade do airbag e dos freios ABS por um ou dois anos, mas voltou atrás. O governo também temia demissões nas fábricas porque modelos que não podem ser adaptados para a inclusão dos itens de segurança deixarão de ser produzidos. No entanto, Mantega obteve a garantia das montadoras de que os trabalhadores serão absorvidos em outra área da produção.
Duas etapas
As alíquotas de IPI estavam reduzidas desde maio de 2012 para tentar estimular as vendas e a economia e, agora, serão recompostas em duas etapas. No caso do carro popular, com motor 1.0, a alíquota a partir desse mês passará de 2% para 3% e, em julho, para 7%, voltando assim aos níveis normais.
Nos veículos de até 2 mil cilindradas flex, a alta no período será de 7% para 9% e, a partir de julho, para 11%. Já para os carros da mesma potência, mas movidos apenas a gasolina, o aumento será dos atuais 8% para 10%, voltando para 13% no segundo semestre.
O governo anunciou ainda elevações para utilitários e utilitários de carga de 2% para 3%. A partir do segundo semestre, a taxa do primeiro grupo será de 8% como era antes e a do segundo, de 4%, metade do que vigorava até o ano passado. Para os caminhões, a decisão foi manter a alíquota em zero, em vigor desde janeiro do ano passado.
Receita
Apesar do aumento dos custos para as montadores, que também deve levar a um repasse para os preços ao consumidor, o aumento do IPI tem como objetivo reforçar a arrecadação do governo. O Ministério da Fazenda estima que arrecadará R$ 950 milhões a mais até junho.
O anúncio do aumento do imposto em dezembro passado, no entanto, ajudou a impulsionar as vendas de automóveis no final de 2013. O consumidor antecipou as compras para fugir do reajuste dos preços este ano.

Rio chega ao ano da Copa com preços altos e problemas para o turista

Rio de Janeiro

No primeiro dia do ano, visitantes reclamaram de falta de sinalização, funcionários do aeroporto que não falam inglês e preços altos de hospedagem, alimentação e pontos turísticos

Daniel Haidar, do Rio de Janeiro
Movimentação de passageiros no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro
Movimentação de passageiros no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro - Ale Silva/Futura Press
O ano da Copa do Mundo chegou e um simples passeio pelos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, mostram que a cidade ainda não se preparou como deveria para receber os turistas do evento e oferecer mais conforto a seus moradores. No primeiro dia de 2014, turistas reclamavam de filas desorganizadas, falta de informações e ausência de funcionários fluentes em inglês. A expressão "imagina na Copa", transformada em bordão para a tendência de agravamento dos problemas de infraestrutura da cidade, diante da perspectiva de chegada de milhares de visitantes, nunca esteve tão atual - apesar de já não sem mais preciso "imaginar" esses efeitos na vida do carioca.
No trem do Corcovado, havia, na manhã desta quarta-feira, fila de espera de pelo menos uma hora para embarcar. E a tarifa subiu, neste dia 1º, de 46 para 50 reais, uma elevação de 8,70%. Na véspera de réveillon, turistas tiveram de aguentar uma demora de até quatro horas e caos no trânsito para chegar ao Cristo Redentor. O casal Fernanda Seixas, 31 anos, e Fabio Dentillo, 33 anos, veio de São Paulo para passar a virada do ano e se decepcionou com os altos preços para visitar o Corcovado. Os dois também se queixavam de demora nas filas. Tentaram uma visita no último dia do ano, mas desistiram e voltaram no primeiro dia de 2014. "Conhecer dois pontos turísticos (Cristo e Pão de Açúcar) por 200 reais para um casal é muito caro. Tem hotel com diária a 2.500 reais", afirmou.
Daniel Haidar
Fila para o trem do Corcovado no primeiro dia de 2014
A expectativa também é de tarifas altas de hotéis durante a Copa de 2014, em junho e julho. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), as diárias estão com valores entre 180 e 650 dólares na cidade do Rio de Janeiro para a Copa de 2014. Os preços, como se sabe, são em grande parte regulados pelo mercado e pelas pressões de oferta e procura. Mas quando esses valores extrapolam os limites do que é razoável a cidade toda sai perdendo. Às vésperas da Rio+20, em junho de 2012, os valores de diárias afugentaram delegações e fizeram da cidade tema do noticiário internacional sobre cobrança de valores abusivos. O turista que cancela uma reserva deixa de gastar em lojas, restaurantes, táxis e toda a cadeia de estabelecimentos ligados ao turismo.
Outro sinal do amadorismo que a cidade apresenta no trato aos turistas é a falta de fluência em inglês de funcionários no Aeroporto Internacional do Galeão. Essa não foi a única surpresa da sueca Sara Lindback, 28 anos, que veio ao Rio pela primeira vez neste fim de ano, para passar três semanas. "Não falavam inglês no balcão de informações do aeroporto. Ficamos surpresos também por achar que seria mais barato viajar no Brasil", afirmou.
Daniel Haidar
Carlos Sérgio Picanço, 49 anos, que visitou a cidade com a esposa e o filho: diária de 400 reais em hotel "popular"
Com os gastos que teve para passar o fim de ano com a família na cidade, Sydney Robson de Aquino, 37 anos, morador de Goiânia, avalia que o Rio de Janeiro tinha que melhorar o acesso aos pontos turísticos. "O acesso ao Cristo Redentor de carro tinha que ser proibido. Na Copa de 2014, vão ser filas intermináveis", afirmou.
Outro turista doméstico que defende melhoras é o manauara Carlos Sérgio Picanço, 49 anos, que visitou a cidade com a esposa e o filho. Ele se surpreendeu com a diária de 400 reais em um hotel de uma rede "popular" no centro da cidade.
Paulo Roberto de Souza, 38 anos, veio de Presidente Prudente, no interior paulista, para passar a virada de ano e acabou tendo a identidade e o cartão de débito furtados na praia de Copacabana, em plena festa de réveillon. Ele também se sentiu inseguro para transitar na cidade, por falta de placas de sinalização. Até gostaria de voltar para a Copa de 2014, mas os preços altos de alimentação e hospedagem tornam o projeto inviável. "Não vou voltar na Copa por falta de dinheiro. Fiquei três horas perdido indo de Copacabana ao Centro de carro. Deveria ter mais placas de retorno", reclamou.