sexta-feira 27 2013

John Denver Placido Domingo - Perhaps Love 1980



Procurador-geral da República garante viagem em classe executiva a seus pares

Ministério Público

Rodrigo Janot presenteou integrantes de alto escalão do MP. Gasto com diárias, passagens e hospedagem foi de R$ 12,8 milhões no ano passado

Rodrigo Janot
Rodrigo Janot: benefícios para procuradores de alto escalão no MP (Victor Moriyama/Folhapress)
Um dia depois de tomar posse, o novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, garantiu a seus colegas de carreira o direito de viajar em classe executiva, espaço com mais conforto aos passageiros nas aeronaves. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada e diferencia os procuradores dos demais servidores do órgão. Na maioria dos casos, os funcionários comuns terão direito a viajar de classe econômica, enquanto que os procuradores, de executiva.
Mesmo declarando que nunca viajou para o exterior, o subprocurador-geral da República Brasilino Santos defendeu a possibilidade dos integrantes da categoria voarem em classe executiva. Ele comparou a situação de um procurador com a de um ministro de estado. "Ou é procurador da República ou é descamisado. Tem que separar as coisas", afirmou Santos, ao destacar que a medida é para proteger a "dignidade da nossa função". Ele lembrou que procuradores têm direito a passaporte diplomático.
A portaria, que entra em vigor a partir de 1º de outubro, contempla procuradores de todos os ramos da União, como o da Justiça do Trabalho e da Justiça Militar. Atualmente, os onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm direito a voar de primeira classe. Mas no caso do ato de Janot, abre-se a possibilidade para que pelo menos 1 000 procuradores da República voem em classe executiva.
A norma estabelece, ainda, regras para liberação de diárias para viagens ao exterior. O procurador-geral da República vai receber 485 dólares de indenização em diárias de viagens ao exterior, igual valor ao pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao câmbio desta segunda-feira daria 1 067 reais para cobrir despesas diárias com hospedagem, alimentação e locomoção. O valor, entretanto, é superior ao pago a ministros do governo federal, cujo teto é de 480 dólares - o valor varia conforme o destino. Os subprocuradores, os procuradores regionais e os procuradores da República que atuam na primeira instância, por exemplo, vão receber diárias que variam de 416 dólares a 461 dólares.
Dados da página eletrônica do Ministério Público Federal (MPF) apontam que foram gastos de janeiro a agosto deste ano 11,3 milhões de reais com diárias, o que inclui passagem aérea e hospedagem com todas as procuradorias. Em 2012, os gastos somaram 12,8 milhões de reais.
Acompanhante - Os funcionários de todo o Ministério Público da União (MPU) terão direito a passagens em classe executiva quando o tempo previsto entre o último voo de embarque no território nacional e o destino for superior a oito horas e quando houver disponibilidade no momento da emissão. Se forem acompanhar uma autoridade, eles também poderão ter passagem da mesma classe dela.
O subprocurador Moacir Guimarães criticou a decisão. Segundo ele, embora seja um assunto da alçada exclusiva de Rodrigo Janot, a portaria poderia ter sido discutida no Conselho Superior do Ministério Público Federal, instância administrativa máxima da carreira. "Tem que analisar para ver se esses gastos não são excessivos", ponderou Guimarães.
Transparência - A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que a medida tem "simetria com o Poder Judiciário" e justificou que a viagem em classe executiva favorece que o funcionário chegue "em plenas condições físicas para o trabalho nos locais de destino e de origem, no seu retorno."
Conforme a PGR, as viagens ao exterior serão "extremamente" reduzidas, "porque são realizadas normalmente pelo MPF e MPT (Ministério Público do Trabalho) em períodos extremamente curtos. Estima-se, com folga, um total de quarenta a cinquenta membros do MPU, ao todo." A PGR diz que as viagens internacionais já eram pagas pelo órgão, mas os "valores e categorias de viagem eram decididas individualmente em processos de autorização de viagens internacionais".


(Com Estadão Conteúdo)

Rosemary é banida do serviço público por cinco anos

Corrupção

Punição refere-se à violação dos deveres do servidor público; ex-assessora da Presidência em SP perdeu o cargo após denúncias da Operação Porto Seguro

Laryssa Borges, de Brasília
Rosemary Nóvoa de Noronha: ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo
Rosemary é acusada de tráfico de influência, entre outros crimes (Jorge Araujo/Folhapress)
Acusada de participar ativamente de uma quadrilha que fraudava pareceres de órgãos públicos para beneficiar empresas privadas, a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, terá de ficar afastada de cargos públicos federais por um período de cinco anos. A decisão é resultado do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) conduzido pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Conforme a decisão anunciada nesta terça-feira, a pena aplicada baseia-se na violação dos deveres do servidor público de exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, ser leal às instituições a que servir e observar as normas legais e regulamentares. Para a CGU, a ex-funcionária usou o cargo para proveito pessoal, recebeu vantagens por ações ilícitas, utilizou pessoal ou recursos materiais da repartição em atividades particulares e incorreu no crime de improbidade administrativa.
Responsável por traficâncias descobertas na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, Rose, que havia sido exonerada na ocasião, foi punida agora com a conversão da exoneração em destituição de cargo público. De acordo com a Lei nº 8.112/90, a ex-operadora da quadrilha ficará impedida de retornar ao serviço público federal por cinco anos.
No início das investigações, VEJA revelou que o governo tentou emplacar uma investigação paralela contra a ex-chefe de gabinete, após uma rápida sindicância do governo coordenada pela Casa Civil ter concluído que Rosemary usava da influência e da intimidade que desfrutava com o ex-presidente Lula para se locupletar do poder. Técnicos chegaram a reunir provas que resultaram na abertura de um processo disciplinar contra ela por enriquecimento ilícito, mas a Secretaria-Geral da Presidência da República montou, logo na sequência, um processo paralelo para sabotar o trabalho de investigação da Casa Civil.
Entre as irregularidades cometidas, a Comissão Processante da CGU já havia identificado o recebimento de vantagens indevidas por Rosemary, oferecidas pelos irmãos Paulo e Rubens Vieira, ex-diretores da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além da ocorrência de falsificação de documentos e tráfico de influência. 
Ex-secretária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Rosemary Noronha ganhou poder e influência política na chefia de gabinete do escritório da presidência da República na capital paulista. Com um salário de quase 12 000 reais, comprou dois apartamentos, trocou de carro e criou uma empresa de construção civil. Para tentar se safar de punições administrativas por tráfico de influência, Rosemary elencou uma grande lista de testemunhas de defesa, duas delas figuras próximas da presidente Dilma Rousseff: o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e a ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra. A CGU, porém, negou o pedido para que ela usasse nove pessoas como testemunhas de sua defesa. 

'Não vou sobreviver se não receber ajuda', diz Tyson

Gente

Ex-lutador pediu ajuda depois de admitir que é viciado em álcool e drogas

O boxeador Mike Tyson surpreendeu ao tatuar o rosto.
Mike Tyson diz que não usa drogas há doze dias
Menos de uma semana depois de declarar que é viciado em drogas e álcool, Mike Tyson disse que não ingere as substâncias há doze dias, mas afirmou que está longe de estar recuperado e precisa de ajuda. “Não vou sobreviver se não receber ajuda. Fico em um ânimo muito ruim, de quem está morrendo”, disse Tyson ao programa de TV Today Show, dos Estados Unidos.
Em suas últimas declarações, Tyson afirmou que se arrependia de diversas escolhas e que nunca mais usaria drogas. Ainda mantendo a decisão, ele comentou sobre a dificuldade de mudar seu estilo de vida. “Não sei se gosto de ser o cara sóbrio. É difícil ter uma vida normal.”
(Com agência Gazeta Press)

Com Dirceu na berlinda, Palocci tem nova vitória na Justiça

Mensalão

Enquanto o mensaleiro pode ser condenado à cadeia, Justiça pediu o arquivamento de parte das denúncias contra Palocci

Antonio Palocci
Em 2011, Antonio Palocci foi acusada de crimes contra a ordem tributária por conta de suas atividades como consultor, o que lhe custou o cargo no governo Dilma (Evaristo Sá/AFP)
Duas eminências dos primeiros anos do governo petista enfrentam, neste momento, destinos opostos. Enquanto José Dirceu, braço político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, experimenta dias de angústia e tensão — à espera do voto do ministro Celso de Mello sobre os embargos infringentes do julgamento do mensalão —, outro importante aliado de Lula, o ex-ministro Antonio Palocci, livrou-se da suspeita envolvendo suas atividades como controlador do Projeto Consultoria Financeira e Econômica. Em 2010, ano da eleição de Dilma Rousseff, a empresa de consultoria ostentou performance espetacular e faturou 20,515 milhões de reais, o dobro do ano anterior — o que lhe custou o comando da Casa Civil do governo petista.
Com base em relatório do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Finanças, o Ministério Público de São Paulo requereu o arquivamento da investigação sobre sonegação fiscal e crimes tributários atribuídos a Palocci e sua empresa. A verificação fiscal constatou que a consultoria recolheu 1,025 milhão de reais em ISS (Imposto Sobre Serviços), sobre a base de cálculo de 2010.
A Justiça acolheu a promoção de arquivamento, subscrita pelo promotor Edmilson Andrade Arraes de Melo, da Promotoria de Repressão a Sonegação Fiscal, e virou uma página que custou a Palocci sua cadeira na Esplanada. Na ocasião, quatro deputados federais representaram à Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo para abertura de investigação contra Palocci por prestação de declaração falsa às autoridades fazendárias, adulteração de documentos referentes às operações tributáveis e sonegação. Em junho de 2011, em meio às críticas, o então ministro pediu demissão.
"As diligências não detectaram a prática de crimes contra a ordem tributária, eis que a Fazenda Municipal afirmou que, após fiscalização, não encontrou elementos para lavratura de autos de infração", argumentou Arraes de Melo, em manifestação ao juiz Eduardo Pereira Santos Junior, do Departamento de Inquéritos e Polícia Judiciária (Dipo). "Não tendo havido autuação fiscal, nem a apuração de conduta típica prevista na Lei 8.137/90 (Crimes Contra a Ordem Tributária), constata-se que não há elementos probatórios mínimos para a propositura da ação penal, motivo pelo qual requeiro o arquivamento dos autos".
Arraes, no entanto, fez uma ressalva sobre a hipótese de lavagem de dinheiro. "A evolução de faturamento da empresa do investigado foi notável e fora do comum, especialmente no ano de 2010, evolução esta que não restou ainda bem esclarecida, o que pode indicar eventual prática de crimes previstos no artigo 1.º da Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro)."
(Com Estadão Conteúdo)

Ator Alain Delon diz que gays vão “contra a natureza”

Gente

Francês se tornou alvo de diversas críticas na internet por causa de declarações controversas sobre relacionamentos homossexuais

O ator Alain Delon no Festival de Cannes, em 2013
O ator Alain Delon no Festival de Cannes, em 2013 (Ian Gavan/Staff/ Getty Images)
O ator francês Alain Delon disse durante uma entrevista que, para ele, a homossexualidade é algo que vai “contra a natureza”, e que homens foram feitos para “amar uma mulher” e não para “flertar com outros caras”.
A declaração feita na última segunda-feira no programa C à vous, da emissora France 5, causou reações adversas na internet ao vivo. Como resposta, o ator disse não se importar com o casamento gay, no entanto era contra a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo.
Desde então, Delon se tornou alvo de diversas críticas na internet e até sua filha, a atriz Anouchka Delon, manifestou-se a respeito em sua página oficial do Twitter. “As palavras do meu pai só dizem respeito a ele, não tem nada a ver com as causas que eu defendo e acredito”, escreveu Anouchka.
Alain Delon, 77 anos, é conhecido por filmes como Asterix nos Jogos Olímpicos (2008), O Samurai (1967) e O Leopardo (1963), este último rendeu ao ator uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria revelação, em 1964. 

No Facebook, leitores de VEJA resumem sentimento sobre julgamento no STF: "vergonha"

Mensalão

Mais de 1.600 mensagens foram publicadas na página do site na rede social em menos de 30 minutos

Ministros Celso de Mello e Ricardo Lewandowski, durante o julgamento do mensalão

A definição do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira, de que alguns réus do mensalão terão direito a novo julgamento provocou indignação entre os leitores de VEJA. Em menos de 30 minutos, mais de 1.600 fãs da página de VEJA no Facebook comentaram a decisão. "Vergonha" foi o termo mais recorrente para definir a decisão sacramentada pelo voto do ministro Celso de Mello. Outras palavras também ganharam destaque: "palhaçada", "pizza", "ladrões" e "impunidade".
Confira os termos mais citados, no formato de uma nuvem de tags.


Praticar idiomas pode atrasar sintomas do Alzheimer

Terapia

Uso de ao menos dois idiomas postergaria o mal em até cinco anos

Imagem do cérebro de uma pessoa sadia (a esq.) e um cérebro de alguém que sofre de Alzheimer (dir.)
Imagem do cérebro de uma pessoa sadia (a esq.) e um cérebro de alguém que sofre de Alzheimer (dir.) (Reuters)
"Não estamos dizendo que o bilinguismo pode prevenir o mal de Alzheimer ou outras doenças cerebrais, mas pode contribuir para criar reservas cognitivas no cérebro que parecem atrasar o aparecimento de sintomas por um bom tempo", Fergus Craik
Falar duas línguas e praticá-las diariamente atrasa por até cinco anos o aparecimento dos sintomas do Alzheimer em idosos, revelou um estudo publicado nesta terça-feira por um grupo de cientistas canadenses. Atualmente, nenhum remédio permite tal resultado, acrescentou a pesquisa, realizada pelo Instituto Rotman do centro de pesquisas geriátricas Baycrest, de Toronto, e publicada na revista Neurology.
Os autores examinaram o histórico médico de 211 pacientes nos quais a doença foi diagnosticada e constataram que aqueles que falavam com frequência duas ou três línguas durante vários anos se beneficiaram de um prazo de até cinco anos até o aparecimento dos sintomas de perda das funções mentais. "Não estamos dizendo que o bilinguismo pode prevenir o mal de Alzheimer ou outras doenças cerebrais, mas pode contribuir para criar reservas cognitivas no cérebro que parecem atrasar o aparecimento de sintomas por um bom tempo", declarou Fergus Craik, especialista em cognição, citado em um comunicado da Baycrest.
Entre os sintomas do Alzheimer, estão perda de memória, confusão mental, dificuldade para resolver problemas e prever acontecimentos. As descobertas canadenses se somam a outras pesquisas científicas segundo as quais fatores como exercícios físicos e uma alimentação saudável podem ajudar o cérebro diante do declínio de suas capacidades cognitivas.
(Com Agência France Presse)

Aprender idiomas de forma intensiva faz o cérebro crescer, aponta estudo

Mente

Após três meses de aulas intensivas, determinadas áreas do órgão aumentaram em intérpretes profissionais das Forças Armadas da Suécia

Ricardo Carvalho
cerebro idiomas suécia
Para medir crescimento de algumas áreas do cérebro, pesquisadores avaliaram estudantes da Academia de Intérpretes das Forças Armadas da Suécia, que passam por uma rotina intensa de estudos do árabe, russo e dari (Creatas Images)
Um grupo de pesquisadores suecos descobriu que determinadas partes do nosso cérebro crescem quando nos empenhamos em aprender uma língua estrangeira em um curto espaço de tempo. O estudo foi publicado na última edição do jornal NeuroImage
Para chegar à conclusão, os pesquisadores da Universidade de Lund selecionaram 14 estudantes da Academia de Intérpretes das Forças Armadas da Suécia. Esses jovens são submetidos a uma rotina superintensiva para aprenderem, em apenas 13 meses, a falar fluentemente russo, árabe egípcio ou dari (dialeto persa usado no Afeganistão). Nenhum deles tinha qualquer conhecimento prévio da língua estudada e, para dar conta do objetivo, mergulharam numa rotina que envolve aulas diárias de 8 da manhã ao final da tarde. "Os intérpretes da academia estudam numa intensidade incomparável a qualquer outro curso do sistema educacional sueco", escrevem os autores. "A extrema rigidez do curso requer o aprendizado de 300 a 500 novas palavras por semana", disse Johan Mårtensson, coordenador da pesquisa, ao site de VEJA. 

Saiba mais

HIPOCAMPO
São estruturas localizadas nos lobos temporais do cérebro humano responsáveis pelas memórias de curto e longo prazo. A relação entre seu tamanho e capacidade, no entanto, ainda não está clara. A região atua também no sistema de navegação espacial e na ativação de hormônios que respondem a situações de estresse, adaptando o corpo.
Como parâmetro de comparação, a equipe de Mårtensson selecionou 17 alunos de medicina e de ciências da cognição da universidade sueca de Umeå. Eles também convivem com uma pesada rotina universitária, mas sem foco em idiomas estrangeiros. Os dois grupos realizaram exames de ressonância magnética (para mapear o cérebro) antes do início das aulas e após três meses dos seus respectivos cursos. Resultado: algumas regiões do cérebro dos intérpretes cresceram enquanto que, entre os universitários de Umeå, não foi registrada a mesma alteração.
As áreas que sofreram alterações foram o hipocampo e três partes do córtex cerebral. Em média, o hipocampo dos intérpretes registrou um aumento de 75 milímetros cúbicos em seu volume enquanto que a espessura das três partes do córtex, entre o mesmo grupo, aumentou 0,06 milímetros (também em média). "As diferentes áreas corticais são usadas quando produzimos e entendemos linguagem. Elas, por sua vez, se conectam com o hipocampo, utilizado quando tentamos aprender novos vocabulários", diz Mårtensson.
De acordo com o pesquisador, o estudo conseguiu medir os efeitos que o aprendizado de uma nova língua em um nível intensivo causa no cérebro, "algo que não havia sido feito antes." Segundo o pesquisador, "há muita coisa que sugere que aprender línguas é uma boa forma de deixar o cérebro em forma."

"Eles aprendem uma língua, do zero, em 13 meses"

Johan Mårtensson
Pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Lund

Qual a principal contribuição do estudo, na sua opinião?
Nós tivemos a oportunidade de medir os efeitos de um processo de aprendizagem, começando do zero, em um ritmo bastante intenso, algo que não tinha sido feito antes. Há um estudo recente que mede os efeitos (no cérebro) do aprendizado de chinês. A diferença entre os dois trabalhos é que nós medimos a massa cinzenta, ou seja, as células do cérebro. A equipe do outro estudo, por outro lado, analisou as conexões entre as diferentes partes da massa cinzenta. As duas pesquisas se complementam.
Qual a relação das áreas do cérebro que apresentaram crescimento e o aprendizado de idiomas?
As diferentes áreas corticais são utilizadas quando produzimos e entendemos linguagem. Elas, por outro lado, se conectam ao hipocampo, que é utilizado quando tentamos aprender novos vocabulários.
Qual a rotina de estudo do curso de intérpretes profissionais das Forças Armadas da Suécia?
Eles estudam uma língua estrangeira numa intensidade incomparável a qualquer outro curso do sistema educacional sueco. Eles aprendem uma nova língua, começando do zero, em 13 meses. Os idiomas estudados (árabe, russo e dari) são bem diferentes da fala nativa dos estudantes, o sueco. O ritmo intenso de aprendizado requer a aquisição de 300 a 500 novas palavras por semana. As atividades diárias na academia incluem o estudo das línguas intercalado a treinamento militar das 8 horas ao horário de dormir. O grupo de intérpretes é rigorosamente selecionado. Dos centenas de inscritos para o serviço de intérprete, cerca de 30 entram na academia. E todos já sabem duas ou três línguas, além do sueco, quando começam as aulas.

Idade em que se aprende 2º idioma influencia estrutura cerebral

Cérebro

Quanto mais especializado o cérebro se torna na língua materna, mais difícil é aprender um novo idioma

cérebro comunicação
"Exercício": segundo estudo, o cérebro é afetado pelo aprendizado de idiomas da mesma forma que os músculos podem mudar com exercício físico (Thinkstock)
A idade em que uma criança aprende um segundo idioma pode influenciar sua estrutura cerebral na idade adulta. É o que mostra um estudo de pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, e da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha. 
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Age of language learning shapes brain structure: A cortical thickness study of bilingual and monolingual individuals

Onde foi divulgada: periódico Brain and Language

Quem fez: Denise Klein, Kelvin Mok, Jen-Kai Chen e Kate E. Watkins

Instituição: Universidade McGill, no Canadá, e Universidade de Oxford, no Reino Unido

Dados de amostragem: imagens de ressonância magnética de 66 indivíduos bilíngues e 22 monolíngues

Resultado: Os pesquisadores concluiram que a idade com a qual uma criança aprende um segundo idioma pode influenciar a sua estrutura cerebral.
Os pesquisadores concluíram pessoas que aprendem um ou dois idiomas desde o nascimento têm um desenvolvimento cerebral parecido, enquanto aqueles que aprendem uma segunda língua mais tarde na infância, depois dos três anos de idade, quando a língua materna já foi adquirida, têm a estrutura cerebral modificada por esse aprendizado. “Nosso trabalho mostra que a estrutura do cérebro muda como resultado da nossa experiência com idiomas, assim como os músculos ou outras partes do corpo podem mudar a partir de uma experiência específica”, disse Kate Watkins, uma das autoras do estudo, ao site de VEJA. A pesquisa foi publicada no final de junho na edição online do periódico Brain and Language.
Mudança estrutural – A equipe utilizou um programa de computador desenvolvido na própria Universidade McGill para analisar, por meio de imagens de ressonância magnética, a estrutura cerebral de 66 indivíduos bilíngues e 22 monolíngues. Os resultados mostraram que, nas pessoas que aprenderam a segunda língua após adquirirem proficiência no idioma materno, o giro frontal inferior, área do cérebro relacionada à produção e compreensão da fala, apresenta alterações: o lado esquerdo se torna mais espesso, enquanto o giro frontal inferior direto fica mais fino.
Segundo os autores, o fato de o lado esquerdo ser mais espesso pode indicar que essa região não passou pelo afinamento característico da maturação do cérebro. “Ou a sua maturação foi atrasada ou as conexões excessivas não foram ‘aparadas,’ porque elas estão dando suporte para a segunda língua, adquirida mais tarde”, afirma Denise Klein, principal autora do estudo.
Assim, quanto mais tarde na infância uma pessoa aprender um segundo idioma, maiores as mudanças estruturais nessa região cerebral. “Independentemente de serem uma, duas ou mais línguas, nosso estudo mostra que a idade [em que elas são aprendidas] é o fator crucial para determinar como a estrutura do cérebro será alterada”, afirma Kate.
As autoras reforçam que aprender outro idioma é bom para o cérebro em qualquer idade, porém quanto maior a idade de uma pessoa, sua eficiência para adquirir esse conhecimento tende a ser menor. “Isso pode acontecer porque o cérebro já se tornou altamente especializado na sua língua materna, o que torna mais difícil utilizar essa arquitetura para produzir um idioma diferente”, explica Denise.

Pessoas de Sucesso X Pessoas Fracassadas

Cientistas detectam atividade cerebral em coma profundo

Cérebro

Fenômeno, identificado em um paciente que recebia remédios para epilepsia, foi reproduzido em gatos e pode levar a novos tipos de terapias

Eletroencefalografia: estudo mostra que, mesmo em coma profundo, pode ocorrer atividade cerebral no hipocampo, região relacionada ao aprendizado e à memória
Eletroencefalografia: estudo mostra que, mesmo em coma profundo, pode ocorrer atividade cerebral no hipocampo, região relacionada ao aprendizado e à memória (Thinkstock)
Cientistas descobriram um novo tipo de estado de coma, mais profundo do que o conhecido atualmente. Nesse novo estado, o coma está em um estágio além do marcador de morte cerebral atual — a linha reta do eletroencefalograma, que indica nenhuma atividade cerebral. No novo tipo de coma, no entanto, uma pequena atividade cerebral volta a acontecer. O estudo foi descrito no periódico médico Plos One.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Human Brain Activity Patterns beyond the Isoelectric Line of Extreme Deep Coma 

Onde foi divulgada: periódico Plos One

Quem fez: Daniel Kroeger, Bogdan Florea e Florin Amzica

Instituição: Universidade de Montreal, Canadá, e Centro Médico Regina Maria, na Romênia

Resultado: Os pesquisadores encontraram um novo tipo de atividade cerebral no hipocampo, que ocorre em um estado de coma profundo, quando não há mais atividade na região principal do cérebro
Os pesquisadores puderam observar essa atividade cerebral em um paciente que se encontrava em coma profundo e estava recebendo medicamentos antiepilépticos. “O médico Bogdan Florea, da Romênia, entrou em contato com nossa equipe porque observou um fenômeno inexplicável no eletroencefalograma de um paciente em coma. Percebemos que havia uma atividade cerebral, até hoje desconhecida, no cérebro desse paciente”, conta Florin Amzica, principal autor do estudo e professor da Universidade de Montreal.
Para estudar melhor o fenômeno, os pesquisadores decidiram recriar o estado do paciente em gatos, animal usado como modelo para estudos de neurologia. Com o anestésico isoflurano, induziram 26 gatos a um coma profundo, mas reversível. Os animais deixaram de apresentar atividade no córtex, região dominante do cérebro, passando a apresentar uma linha reta no eletroencefalograma. Porém, em seguida, todos apresentaram oscilações geradas no hipocampo (parte do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado), que eram transmitidas para o córtex, da mesma forma como havia sido observado no paciente.
Morte cerebral — Os autores ressaltam, no entanto, que a descoberta não significa que o conceito de morte cerebral utilizado até hoje esteja incorreto. “Pessoas que decidiram ou precisaram desligar os aparelhos de um parente não precisam se preocupar ou desconfiar dos médicos. Os critérios atuais para diagnosticar morte cerebral são muito rigorosos. Nossa descoberta pode, em longo prazo, levar a uma redefinição de critérios, mas estamos longe disso”, afirma Amzica.
Potencial terapêutico — Um dos potenciais da descoberta é a possibilidade do uso terapêutico de um coma extremamente profundo. Quando alguns pacientes se encontram em condições muito severas, os médicos induzem o coma para proteger o organismo e o cérebro, até que a pessoa possa se recuperar.
Segundo Amzica, o coma mais profundo — produzido nos gatos — pode oferecer uma proteção ainda maior. Isso porque a ausência total de atividade cerebral do coma induzido pode levar à atrofia no cérebro, algo prejudicial ao paciente. Assim, um estado de coma em que uma pequena parte da atividade é mantida pode ter o efeito contrário, e ser benéfico. Ainda serão, entretanto, necessários mais estudos para que essa hipótese seja confirmada.

Linhaça em sua Vida!


 

É considerada um alimento funcional, pois contém, além dos nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças uma vez que seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 eÔmega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual. A alta taxa de Ômega 3 é a responsavel por fazer da linhaça um alimento de cárater preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular.
A linhaça também é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação doestrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormôniosão baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana "engana" os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, osfitoesteróides têm uma ação fraca em relação ao estrógeno, não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo assim, a lignana é uma substância importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido. Existem alguns relatos de indução de icterícia, e reacções exantemáticas, possivelmente relacionadas com a dose e consumo exagerado.
O óleo da linhaça tem na maior parte da sua composição gorduras poli-insaturadas não produzidas pelo corpo. Veja a porcentagem de gorduras do óleo de linhaça:
Tipos de Gorduras
 %Total de Gorduras
Gorduras Saturadas
9%
Gorduras Monoinsaturadas
18%
Gorduras Polinsaturadas
Ômega-3—57%
Ômega-6—16%
Ainda contém vitaminas fibras solúveis B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
-- Rejuvenescedor
-- Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemiaO consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
--Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
-- Condições da Pele e do Cabelo
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Boas Razões Para Comer Frutas

Boa Alimentação - Vida Saudável


A ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, açúcar, sal, álcool, cafeína, assim como enlatados e muito industrializados, contribui para o aumento de componentes tóxicos no organismo que, sobrecarregado, pode não dar conta. Isso resulta em células inflamadas, imunidade baixa, cansaço, inchaço, pele opaca, dor de cabeça, alergias, problemas digestivos e intestinais e dificuldade para emagrecer devido à deficiência metabólica.
As toxinas podem ser de origem externa (poluentes do ar, metais tóxicos, agrotóxicos, aditivos alimentares, medicamentos e produtos químicos utilizados em casa) e internas (substâncias produzidas pelo metabolismo de bactérias más, fungos e parasitas, radicais livres, além de substâncias que participam de processos inflamatórios). Como num processo de vicio, essas substâncias tomam conta do organismo e nos faz querer sempre mais alimentos intoxicantes.
O corpo elimina naturalmente as toxinas pela transpiração, respiração, fezes e urina. Só que às vezes o acúmulo dessas substâncias é tão grande que é preciso auxiliar o organismo fazendo uma dieta desintoxicante.
O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos industrializados, alimentos refinados, ricos em sal, cafeína, açúcares, aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde (saturadas e trans), álcool, carne vermelha e leite e seus derivados.
Além de dar uma afinada nas formas, a dieta desintoxicante ainda combate o inchaço, diminui a celulite, melhora a pele e o humor e nos dá mais energia.

OTIMIZANDO A DESINTOXICAÇÃO
ü    Beba água de boa qualidade e prioriza os alimentos orgânicos
ü    Evite alimentos ricos em aditivos e reduza sua exposição tóxica no ambiente domestico e trabalho
ü    Consuma proteínas magras
ü    Garanta bom status de vitaminas, minerais, antioxidantes e ingira ótima quantidade de fibras
ü    Evite café e bebidas alcoólicas

ALGUNS ALIMENTOS QUE AUXILIAM NA DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO:

Salmão, sardinha, atum, azeite de oliva e abacate

Esses alimentos são ricos em ômega 3, ômega 6 e ômega 9, todos nutrientes com poderosa ação antiinflamatória. Além disso, durante esse processo de desintoxicação, não é aconselhável comer carne vermelha ou outros tipos muito gordurosos, que têm a digestão muito lenta e provocam inflamação.




Frutas e legumes

Além de terem uma digestão mais fácil, as frutas,legumes e verduras são ricas em vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes. Elas neutralizam a formação de radicais livres, que são nocivos ao organismo. Pelo menos 50% do prato de uma refeição deve ter opções frescas e cruas. Dessa forma, você garante a ingestão de uma boa quantidade de itens desintoxicantes, como fibras e água.

Chá-verde

A bebida é rica em catequinas, substâncias que combatem a inflamação e os radicais livres. As catequinas também possuem efeito termogênico, ajudando a reduzir a concentração de gorduras no sangue. Pode ser ingerido várias vezes ao dia, desde que não ultrapasse o limite de um litro diário.




Gengibre

Devido à presença de duas substâncias chamadas cineol e gingerois, o gengibre é um perfeito antiinflamatório, antioxidante, bactericida e termogênico. O gengibre pode ser ingerido cru, fatiado, ralado ou na forma de chás.



Alimentos integrais, sementes e oleaginosas

Além de possuir vitaminas e minerais, os grãos integrais em geral possuem amidos resistentes, isto é, fibras que não são digeridas e agem promovendo a aceleração do trânsito intestinal. Exemplos são a semente de linhaça e a semente de chia que também possuem ácidos graxos ômega 3, que são antiinflamatórios. Você pode consumi-los em saladas, com frutas e até batidos com sucos. Castanhas, nozes, amêndoas, etc também são importantes fontes de Omega 3 e selênio.



Limão e lima da pérsia

Possuem vitamina C, ácido cítrico e uma substância chamada d-limoneno, estimulam o funcionamento do fígado e a expulsão das toxinas. Durante a desintoxicação, recomenda-se um copo de água em temperatura ambiente com suco de meio limão em jejum, pela manhã, para limpar o organismo. ATENÇÃO: essa prática não é recomendada para quem tem úlceras ou gastrite, pois pode piorar o quadro.